A cidade de Niterói (RJ) será palco a partir desta quarta-feira (1º de junho) do Itacoatira Pro, um megaevento esportivo-cultural, com competições ao ar livre em parques, praias e áreas de lazer. Nos próximos 25 dias haverá disputas de modalidades já tradicionais – bodyboard, skate, mountain bike e parapente – e de esportes estreantes nesta edição, como surfe, vela e canoagem (canoa havaiana/VA’A).
A programação começa nesta quinta (2) com a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Bodyboard, na Praia de Itacoatiara, na região oceânica de Niterói. São esperados 250 atletas (homens e mulheres) de 11 estados, que competirão nas categorias profissional (masculino e feminino), sub 18, master, open masculino, open feminino e PCD.
Uma das principais competições tem início na próxima segunda-feira (6): o IBC Itacoatiara Pro World Contest, a quarta etapa do Mundial de Bodyboard, considerada uma das fases cinco estrelas do circuito. Entre os 100 atletas inscritos de 20 nacionalidades, está Duda Pedra, niteroiense que vai representar o país.
Novidade no megaevento, a competição de surfe na Praia de Itacoatiara promete ser um espetáculo à parte. O Surfe Pro ocorrerá em um dia de ondas perfeitas – a janela ficará aberta de 17 a 22 de junho – com a participação de 24 surfistas especialistas em ondas grandes. Entre os participantes estão os big riders brasileiros Gabriel Sampaio e Kalani Lattanzi, reconhecidos internacionalmente.