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quinta-feira, novembro 21, 2024
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O Youtube está morto e algo está pronto para ocupar o espaço

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Isaiah McCall

Se tivesse publicado este artigo como um vídeo no YouTube, teria sido desmonetizado. O título por si só seria suficiente para ativar o algoritmo do YouTube que vasculha os vídeos em busca de algo muito “controverso”.

Não estou nem tentando ser controverso. Estou afirmando um fato. O YouTube está morrendo. E pode muito bem se tornar o próximo Myspace até 2030.

Eu sei o que você está pensando, “Myspace? De jeito nenhum o YouTube poderia se tornar o próximo Myspace?!”

Mas ouça-me. Os parâmetros para o fracasso do YouTube são exatamente como eram para o Myspace. Aqui está o porquê.

O YouTube não está atraindo um público mais jovem. Mas este aplicativo é.
De acordo com um relatório recente da Promo Research, o YouTube não é a plataforma de mídia social mais popular entre os adolescentes nos EUA.

Esse título pertence ao TikTok.

O TikTok é a plataforma de mídia social que mais cresce no mundo. Em apenas três anos, o aplicativo de mídia social chinês acumulou mais de 1 bilhão de usuários ativos; e no primeiro trimestre de 2020, o TikTok gerou o maior download para qualquer aplicativo em um único trimestre.

Ao contrário do YouTube, o público do TikTok é grande e está crescendo a um ritmo sem precedentes. Mas essa não é a única maneira que o TikTok está assumindo onde o YouTube falhou.

Recentemente, o YouTube teve que criar um recurso “Shorts” com vídeos de 60 segundos na tentativa de imitar os vídeos curtos do TikTok. Isso levou o TikTok a divulgar que lançará vídeos de formato longo de até 10 minutos para seus criadores.

Estas são as duas plataformas oficialmente declarando guerra uma à outra – mas uma tem um público envelhecido, enquanto a outra capturou as gerações mais jovens.

O YouTube está morto, artisticamente e criativamente

O YouTube é equivalente ao MySpace em mais de uma maneira.

Antes da queda do Myspace, ele havia se tornado totalmente corporativo. O site apresentava anúncios e conteúdo de celebridades e empresas da Fortune 500, em vez dos artistas independentes que o tornaram o que era.

Isso possibilitou que o Facebook derrubasse o MySpace de seu pedestal, pois apresentava menos anúncios e uma interface de usuário muito mais limpa.

A mesma coisa está acontecendo com o YouTube. A plataforma é um terreno baldio corporativo cheio de anúncios, clickbait, colocações de produtos e favorece o conteúdo de celebridades em detrimento de usuários independentes.

Em 2022 é mais fácil se tornar um criador de conteúdo no TikTok do que no YouTube. O YouTube começou a odiar suas celebridades underground de base. Eles preferem dar dinheiro a pessoas que são examinadas em particular por eles.

O YouTube atende ao artista, músico ou celebridade estabelecido. Se você não é um desses, será mais difícil monetizar e fazer disso uma carreira.

Vídeos de música em guerra
Os 10 vídeos mais assistidos no YouTube são todos vídeos de música.

(E você pode acreditar que Gangnam Style nem é um deles?)

O TikTok já está abrindo caminho para músicas exclusivas que foram popularizadas por meio de sua plataforma. Se eles começarem a corroer o mercado de videoclipes, será um grande golpe para o YouTube.

É apenas mais terreno que o TikTok poderia tirar do YouTube.

Censura Hellscape
Lil Nas X lançou um vídeo onde ele dá a Satan uma dança, lambe seus mamilos, estala seu pescoço e coloca sua coroa de puro mal.

Esse vídeo não foi desmonetizado.

Enquanto isso, podcasts de formato longo com Sam Harris, Jordan Peterson ou Joe Rogan nos quais eles têm um discurso civil sobre o COVID-19 ou o futuro da civilização ocidental são desmonetizados.

Agora, e o videoclipe de WAP (Wet Ass Pussy) estrelado por Cardi B e Megan Thee Stallion. Ele mostra os dois se beijando enquanto cobras deslizam pelo decote exposto. Certamente, foi desmonetizado?

Não era.

Mas vídeos de YouTubers como Blaire White, que é uma mulher transgênero que tem visões políticas conservadoras, foram desmonetizados e removidos.

Claramente, o YouTube é tendencioso contra certos criadores e tópicos. E isso não quer dizer que o TikTok não tenha seus próprios preconceitos, como criticar o Partido Comunista Chinês. Mas isso é apenas parte do problema. A outra é que o YouTube claramente favorece os interesses corporativos e o estabelecimento sobre os criadores independentes.

Neste ponto, precisamos de leis antitruste para ajudar a desmembrar o Facebook, o Google e o YouTube. Eles são quase utilitários agora, e tê-los nas mãos de poucas pessoas não é uma boa ideia.

Se o governo fosse esperto, acabaria com eles como os antigos monopólios do petróleo e do telefone. É preciso haver competição, especialmente porque essas plataformas estão sendo claramente usadas como ferramentas políticas.

O que aconteceria se Mark Zuckerburg quisesse concorrer à presidência ou Susan Wojcicki, a CEO do YouTube – você acha que eles não usariam seus dados para concorrer à presidência? É hora de quebrar os gigantes e espalhar seus ossos.

O YouTube revela o que há de pior em nós
O bom de criar conteúdo no Medium é que eu não preciso pedir para você “CURTIR e ESMAGAR o botão INSCREVER-SE e CLICAR NO ÍCONE DO SININHO também para não ter que passar fome”.

Eu também não tenho que colocar uma foto do meu rosto na miniatura com a boca aberta e um monte de “OMGs OMGs OMGs” ou círculos vermelhos e setas apontando para merda aleatória.

O YouTube é assustador. É sem-vergonha e arrepiante.

É por isso que Joe Rogan saiu. É por isso que os criadores de conteúdo confiam no Patreon por dinheiro. E é por isso que as pessoas estão fugindo para o TikTok.

Deixe-me encerrar dizendo: eu não gosto do TikTok. Não tenho o aplicativo baixado e certamente não quero viver em uma linha do tempo em que ele substitua o YouTube. Mas não posso negar que o YouTube é seu pior inimigo e o TikTok é melhor para os criadores de conteúdo em 2022.

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