Sunday, April 27, 2025
spot_img
HomeNewsQuais as melhores cidades para a terceira idade no Paraná?

Quais as melhores cidades para a terceira idade no Paraná?

spot_img

Um levantamento do Instituto Longevidade Mongeral Aegon revelou os melhores municípios brasileiros para viver após os 60 anos, com destaque para diversas localidades paranaenses. O Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) analisou 23 indicadores divididos em três eixos: condições econômicas, aspectos socioambientais e qualidade na área da saúde.

Na categoria de grandes centros urbanos (acima de 100 mil moradores), a capital Curitiba lidera o ranking estadual, seguida por Londrina e Maringá. Umuarama e Toledo completam o top 5 nessa faixa populacional. O desempenho leva em conta fatores como disponibilidade de leitos hospitalares, cobertura vacinal, segurança financeira e acesso a serviços digitais.

Entre as cidades de porte médio (34.850 a 99.999 habitantes), Cornélio Procópio aparece como a melhor avaliada, superando Pato Branco e Francisco Beltrão. Campo Mourão e Dois Vizinhos também se destacam nessa categoria, com bons resultados em engajamento cívico da população idosa e baixo endividamento municipal.

No segmento de menores municípios (até 34.849 residentes), Formosa do Oeste ocupa a primeira colocação, à frente de Turvo e Santa Helena. Pranchita e Esperança Nova fecham a lista das cinco melhores, com ênfase em indicadores como baixa vulnerabilidade social e custo de vida acessível para aposentados.

Em nível nacional, São Caetano do Sul (SP) mantém a liderança geral pelo terceiro ano consecutivo. Especialistas destacam que o Paraná concentra 18% das cidades bem avaliadas no Sul do Brasil, reflexo de políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo.

Dados complementares mostram que 72% dos municípios paranaenses no ranking oferecem programas específicos para a terceira idade, incluindo atividades culturais e de inclusão digital.

O estudo completo está disponível no portal do instituto, com análises detalhadas por região. Para os organizadores, os resultados servem como ferramenta para gestores públicos melhorarem a infraestrutura urbana voltada ao crescente contingente populacional acima de 60 anos.

Veja abaixo os rankings completos: 
Cidades Grandes 

  1. Curitiba
  2. Londrina
  3. Maringá 
  4. Umuarama 
  5. Toledo 
  6. Cascavel 
  7. Araucária 
  8. Campo Largo 
  9. Arapongas 
  10. Apucarana
  11. São José dos Pinhais 
  12. Foz do Iguaçu 

Cidades médias 

  1. Cornélio Procópio 
  2. Pato Branco 
  3. Francisco Beltrão 
  4. Campo Mourão 
  5. Dois Vizinhos 
  6. União da Vitória
  7. Marechal Cândido Rondon 
  8. Jacarezinho 
  9. Cianorte 
  10. Santo Antônio da Platina 
  11. Marialva 
  12. Medianeira 

Cidades pequenas 

  1. Formosa do Oeste 
  2. Turvo
  3. Santa Helena 
  4. Pranchita 
  5. Esperança Nova 
  6. Entre Rios do Oeste 
  7. Rio Bom 
  8. Janiópolis
  9. Verê 
  10. Chopinzinho 
  11. Nova Tebas 
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Most Popular

Recent Comments