InícioDestaquesVeículo da Nasa dá carona em Marte

Veículo da Nasa dá carona em Marte

spot_img

O rover Mars Perseverance adotou uma pedra de estimação – ou surpreendente carona – e cuida dela há quatro meses.

O “companheiro de viagem inesperado” primeiro pulou na roda dianteira esquerda do rover em fevereiro, de acordo com a NASA, e tem andado por aí desde então. Até agora, ele foi transportado por mais de 5,3 milhas enquanto o rover transmite imagens do Planeta Vermelho para a Terra.

“Esta rocha não está causando nenhum dano à roda, mas ao longo de sua jornada (sem dúvida acidentada!), ela se agarrou e fez aparições periódicas em nossas imagens Hazcam esquerdas”, escreveu a NASA em um comunicado, acrescentando: “O animal de estimação da Perseverance rock já viu muito em suas viagens… Se essa pedra de estimação pudesse falar, ela poderia nos contar sobre as mudanças que notamos quando [viajamos] de volta para o norte através do local de desembarque de Octavia E. Butler, e depois para oeste, passando pelos espetaculares restos de a antiga extensão do delta, ‘Kodiak’, em nossa jornada para o delta ocidental de Jezero.” A informação está no portal Travel Leisure.

A pedra de estimação pode cair da roda em algum momento e provavelmente cairá entre pedras muito diferentes.

“Como um dos membros da nossa equipe brincou esta semana, ‘podemos confundir um futuro geólogo de Marte que o achar fora do lugar!'”, escreveu a NASA.

Esta não é a primeira vez que um rover pegou um companheiro de viagem rochoso, observou a agência. Cerca de 18 anos atrás, o rover Spirit coletou uma pedra “do tamanho de uma batata” que se alojou na roda traseira direita e teve que ser desalojada. E o rover Curiosity ocasionalmente também pegava pedras.

Mas a NASA observou que a rocha Perseverance atual está “a caminho de estabelecer recordes de carona em Marte!”

O rover Perseverance pousou em Marte em 18 de fevereiro de 2021, para “buscar sinais de vida antiga e coletar amostras de rocha e regolito (rocha e solo quebrados) para um possível retorno à Terra”. Desde que chegou, vem twittando e enviando imagens.

No final deste mês, o Grand Canyon sediará uma festa de estrelas que começará com uma apresentação Mars Perseverance em 18 de junho para aprender sobre o rover de alguém que ajudou a construí-lo.

Alison Fox é uma escritora colaboradora da Travel + Leisure. Quando não está em Nova York, ela gosta de passar o tempo na praia ou explorar novos destinos e espera visitar todos os países do mundo. Acompanhe suas aventuras no Instagram.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui