Quando os investidores de criptomoedas se atreveram a pensar que não poderia ficar pior, chegou junho e os preços caíram ainda mais.
No mês passado, o Bitcoin (BTC) caiu abaixo de US$ 18.000 – o menor em 18 meses.
Toda vez que os preços caem, o grito de guerra nas mídias sociais é “comprar a queda”.
O problema? Não é a estratégia certa para todos, e a pressa em conseguir uma barganha pode levar as pessoas a gastar o dinheiro que precisam para outras coisas.
Aqui estão algumas das razões pelas quais eu parei de comprar:
- Não há pressa
Posso estar errado, mas acho que os preços das criptomoedas provavelmente permanecerão baixos no futuro próximo. Os EUA podem estar à beira de uma recessão, os custos de vida ainda estão fora de controle e a crise Rússia-Ucrânia não mostra sinais de melhora. O aumento da regulamentação também afetará os valores das criptomoedas, e isso pode não ter sido totalmente precificado.
Finalmente, ainda não sabemos a extensão total do que parece ser um desastre financeiro descentralizado. Várias plataformas DeFi estão lutando como resultado da implosão da rede Terra e da redução prolongada nos preços das criptomoedas. Infelizmente, há muita interconectividade, então, quando um projeto falha, pode ter um impacto negativo em outros. Ainda não sabemos quantos mais dominós DeFi cairão.
- Estou calculando a média do custo do dólar
A média do custo do dólar (DCA) é uma maneira de tirar um pouco da emoção e do risco do investimento em criptomoedas. É notoriamente difícil cronometrar o mercado, especialmente em algo tão volátil quanto o Bitcoin. O DCA pode mitigar parte do risco, além de aumentar suas reservas de criptografia. Em vez de investir uma quantia fixa, a média do custo do dólar envolve a compra de uma pequena quantia em intervalos regulares definidos.
Por exemplo, digamos que você tenha US$ 600 para investir em criptomoedas. Em vez de gastar uma quantia fixa hoje, você pode comprar $ 100 no início de cada mês pelos próximos seis meses. Se os preços das criptomoedas caírem ainda mais, isso significa que você ainda conseguirá algumas a preços mais baixos. Se os preços das criptomoedas subirem, você terá comprado algumas com a taxa mais baixa atual. Para investidores de longo prazo, pode equilibrar alguns dos piores extremos em mercados voláteis.
- Já comprei o mergulho. Várias vezes.
Estou otimista sobre o potencial de longo prazo do Bitcoin. Eu sei que pode não dar certo e ainda tem muitos obstáculos a serem superados. Mas também acho que isso pode mudar a maneira como usamos o dinheiro. Estou disposto a apostar uma pequena porcentagem do meu portfólio no que já é uma tecnologia transformadora. Como resultado, cada vez que o Bitcoin atinge outro novo mínimo, eu mordi um pouco mais.
Este ano, isso significa que continuo comprando – e depois vendo o preço cair ainda mais. Comprei mais Bitcoin do que pretendia nos últimos seis meses e preciso pisar no freio.
- Quero reequilibrar meu portfólio
A maioria dos especialistas recomenda manter apenas uma pequena proporção de seu portfólio em investimentos de alto risco, como criptomoedas. É um bom conselho, mas meus investimentos em criptomoedas ficaram um pouco fora de controle. Não quero vender nenhuma das minhas participações existentes. Em vez disso, estou colocando dinheiro de investimento extra em ações e ETFs. Eles ainda carregam riscos, mas não chegam nem perto do mesmo nível das criptomoedas.
Resultado final
Comprar no escuro pode funcionar em algumas situações. A ideia de comprar na baixa e vender na alta é uma boa estratégia de investimento, mas é mais fácil falar do que fazer. O grande problema com a criptomoeda é que não sabemos o que vai acontecer com a indústria. Bitcoin só é uma pechincha hoje se o preço aumentar nos próximos anos. Se cair para nada, ou se reduzir pela metade novamente, mesmo os preços de hoje não parecerão um bom negócio.
Além disso, a pressa de comprar cada crise pode nos levar a tomar decisões de investimento em pânico. Alguns dizem que comprar Bitcoin nas condições de hoje é como tentar pegar uma faca caindo, outros argumentam que estamos perto do fundo. De qualquer forma, pode significar gastar dinheiro que seria melhor gasto em outras metas financeiras. Usar a média do custo do dólar significa que não sinto que estou perdendo uma oportunidade, mesmo que não esteja comprando a queda. Eu sei que estou comprando Bitcoin a preços baixos, mas – o mais importante – não há emoção envolvida e estou controlando o quanto compro.