Não parece que o debate sobre a inteligência artificial (IA) e as muitas aplicações duvidosas que ela possui irão desaparecer tão cedo. Além disso, parece que uma nova iniciativa de “diversidade” da Levi’s está apenas aumentando o conflito.
A Levi Strauss & Co. anunciou em um comunicado à imprensa que a empresa firmou uma nova parceria com o Lalaland.ai, um estúdio de moda digital que cria modelos individuais gerados por IA. Para ser mais inclusivo, o objetivo é criar modelos hiper-realistas de todos os tipos de corpos, idades, tamanhos e tons de pele. No entanto, a notícia provocou uma discussão bastante acalorada sobre as implicações disso para o futuro dos modelos humanos, especialmente aqueles que representam grupos sub-representados, se forem tão facilmente substituídos por falsificações.
De acordo com o comunicado de imprensa, “ainda este ano, estamos planejando testes dessa tecnologia usando modelos gerados por IA para complementar modelos humanos, aumentando o número e a diversidade de nossos modelos para nossos produtos de maneira sustentável”.
A marca insiste que mostrar uma gama diversificada de pessoas em suas roupas é a única maneira de promover melhor aceitação e inclusão. No entanto, os críticos têm menos certeza; Por um lado, a empresa poderia simplesmente ter contratado mais modelos diversos da vida real.
Um usuário do Twitter fez a observação: “Achei que fosse uma piada de primeiro de abril”.
“Você poderia simplesmente pagar a um grupo diversificado de modelos para demonstrar como seu jeans REALMENTE cabe nas pessoas, mas em vez disso você está apenas… fingindo com IA para economizar dinheiro?” Outra pessoa perguntou: “Nunca mais comprarei nada da Levi Strauss & Co.
“Eu odeio isso aqui”, escreveu outro usuário do Twitter.
Mesmo não tendo nada a ver com a parceria de IA, as pessoas expressam em voz alta sua desaprovação nos comentários de outros vídeos na página TikTok da marca.
“Supondo que Levis faça modelos WOC com inteligência artificial para parecerem diferentes sem realmente SER diferente, o POC entrará na lista negra”, disse um indivíduo, referindo-se a ele como “enganoso em tantos níveis”.
No entanto, a Levi’s parece estar totalmente comprometida com seus planos e não pediu desculpas em relação ao programa até agora.
A Dra. Amy Gershkoff Bolles, chefe global de estratégia de tecnologia digital e emergente da Levi Strauss & Co., declarou: “Embora a IA provavelmente nunca substitua totalmente os modelos humanos para nós, estamos entusiasmados com os recursos potenciais que isso pode nos proporcionar para o consumidor experiência.” “Vemos a moda e a tecnologia como arte e ciência, e estamos entusiasmados por fazer parceria com a Lalaland.ai, uma empresa com tecnologia de alta qualidade que pode nos ajudar a continuar nossa jornada por um
A empresa de IA colaborou com várias marcas de varejo, incluindo a Levi’s. Além disso, Calvin Klein e Tommy Hilfiger estão entre seus clientes anteriores, de acordo com seu site.
Além disso, a Levi’s disse que o plano de variedade não se limitará apenas a modelos de inteligência feitos pelo homem – a marca também aumentará a determinação de trabalhar com outros fabricantes de substâncias (como pessoas humanas genuínas) que são “inteligente de [sua] ampla base de clientes .”
No entanto, ainda não está claro como tudo acontecerá exatamente.