O festival Café com Teatro, em Foz do Iguaçu, acontece neste domingo, na Praça da Bíblia, a partir das 17h, com a participação das bandas e coletivos de diferentes gêneros musicais, além de outras expressões artísticas, dando um panorama global de que a cultura da cidade adquiriu luz própria nos últimos anos.
O destaque deste domingo é a banda de hardcore e punk rock, Reação Química, que em 2025 apagará 12 velinhas, considerada uma das melhores do Brasil e com influências passando pelo metalcore.
Também irão subir ao palco do Teatro Barração: Teoria do Caos, Roger e Pai Latino Folclore, Rock Brazil, 4 Blues, Jazzguarete e Equalize
Com raízes no Punk Rock e Hardcore, o grupo Reação Química tem se dedicado a composições autorais que abordam questões universais, tragédias pessoais e globais, além de retratar o cotidiano da fronteira mais dinâmica do país.
Atualmente composta por Giovani Benites Fagundes (vocal), Ariel Armstrong e Gegê Fernandes (guitarras), Ronildo Pimentel (baixo) e Josmar Polenta (bateria), a Reação Química surgiu em 2013 com o propósito de reviver a energia e os ideais do movimento underground dos anos 1980.
Ao longo da carreira, o grupo consolidou um estilo marcante, com letras que refletem protestos e críticas sociais. Nos últimos anos, a formação ganhou notoriedade através de suas músicas originais, divulgadas na internet e apresentadas em diversas cidades do Oeste do Paraná, além de países vizinhos como Argentina e Paraguai.
Segundo o vocalista Giovani Fagundes, a banda passou por transformações ao longo dos anos, com mudanças em sua formação, mas sempre mantendo a essência contestadora.
Para o Café com Teatro, a Reação Química prepara um repertório especial, que inclui novas composições e releituras de clássicos do Punk Rock e Hardcore da década de 1980. “Ao longo desses quase 12 anos, mantivemos a proposta de protesto, abordando temas que afetam indivíduos e comunidades. Estamos em um momento muito positivo, com integrantes que se complementam e trazem experiências ricas do underground”, afirma Fagundes.
O evento, que começa às 17h, oferece uma programação eclética, com espaço para teatro, dança, artes visuais, literatura, artesanato, circo e performances urbanas.