No filme “Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo”, Dodge e Penny descobrem que um asteróide vai destruir toda a vida na Terra em três semanas. Eles e o resto do mundo tentam encontrar uma maneira de parar o asteroide, mas ele é muito grande e está se movendo muito rápido.
Recentemente, encontramos um asteroide do mundo real orbitando próximo ao nosso planeta. É menor que o asteróide do filme, então passará pelo nosso planeta sem fazer nenhum contato. Isso é bom, porque tem havido muitos sobrevôos de asteroides não anunciados ultimamente.
Um asteróide chamado “2023 BU” foi recentemente descoberto por um astrônomo. Não é muito grande e achamos que não causará nenhum problema. Vamos ficar de olho para ter certeza.
Um asteroide Apollo é um tipo de asteroide que se aproxima da órbita da Terra. É um pouco mais complicado do que isso, mas, em geral, isso significa que esses asteróides cruzam o caminho do nosso planeta em algum momento.
Asteróides como 2023 BU são muito comuns, mas sua vida útil é relativamente curta. Se eles atingissem a Terra, seria um dia ruim para nós, mas também seria ruim para o asteroide. É possível que este asteróide atinja a Terra nos próximos anos, mas não precisamos nos preocupar. Se isso acontecer, o asteroide se desintegrará na atmosfera antes mesmo de atingir a terra.
A NASA diz que um asteróide passará perto da Terra na quinta-feira e passará pelo extremo sul da América do Sul. A agência usou seu sistema de avaliação de risco de impacto Scout para descobrir a órbita do asteróide, com base em sua descoberta.
Scout previu que um asteróide chegará muito perto da Terra no futuro, e estava correto. Esta é uma das aproximações de asteroides mais próximas que já registramos.
O asteróide 2023 BU se aproximará da Terra no dia 26 de janeiro às 17h17. Ele passará cerca de 2.000 milhas acima da superfície do planeta, muito mais perto do que nossos próprios satélites GPS e menos de 1% da distância da Terra à Lua.
Se você quiser ver 2023 BU, poderá vê-lo na constelação da Ursa Maior. No entanto, é pequeno e não muito brilhante, então você precisaria de um bom telescópio e um bom céu escuro para vê-lo. Felizmente, o Projeto do Telescópio Virtual está transmitindo o sobrevoo do asteróide em tempo real, para que qualquer pessoa possa assisti-lo.