22.9 C
Paraná
quarta-feira, novembro 6, 2024
spot_img
InícioCiênciaA Terra ganha uma segunda lua

A Terra ganha uma segunda lua

spot_img

A Terra capturou uma “segunda lua” que irá acompanhá-la na jornada ao redor do Sol pelos próximos dois meses.

Esse astro temporário é na verdade um asteroide próximo da Terra chamado 2024 PT5, com cerca de 10 metros de diâmetro, aproximadamente o tamanho de um ônibus escolar. A rocha espacial foi “capturada” pela gravidade terrestre durante uma aproximação incomumente próxima, e essa “mini-lua” deve orbitar o nosso planeta por apenas 57 dias. Em 25 de novembro, o asteroide se libertará da influência da Terra e retornará à sua órbita regular ao redor do Sol, segundo astrônomos.

Embora a ideia de uma “segunda lua” pareça impressionante, o asteroide 2024 PT5 será um companheiro de viagem quase invisível. Ele é pelo menos 300.000 vezes menor que a nossa lua permanente, sendo pequeno demais para ser visto a olho nu — e nem telescópios amadores ou binóculos de observação astronômica serão suficientes para visualizá-lo.

“O objeto é pequeno e muito pouco luminoso para telescópios e binóculos amadores,” afirmou Carlos de la Fuente Marcos, professor da Universidade Complutense de Madrid. “No entanto, ele está bem dentro do alcance dos telescópios profissionais.”

Isso significa que, para ver essa nova lua temporária, será preciso aguardar os pesquisadores de observatórios profissionais divulgarem imagens. Enquanto isso, os entusiastas podem observar o cometa brilhante que estará visível no céu da manhã. (Confira as informações necessárias para localizar o Cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS.)

O estudo sugere que 2024 PT5 provavelmente se originou do cinturão de asteroides Arjuna, que está alinhado com a órbita da Terra. Devido à sua proximidade, espera-se que esse asteroide faça outra passagem próxima à Terra em janeiro de 2025 e, novamente, em 2055.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui