O Oceano Pacífico, o oceano mais antigo do mundo, está encolhendo cerca de 2,5 cm por ano, segundo cientistas. Eles afirmam que a América do Norte e a Ásia irão colidir dentro de 200 a 300 milhões de anos, criando o novo supercontinente conhecido como “Amásia”.
As teorias sobre o que é conhecido como o ciclo do supercontinente existem há muito tempo. Os continentes da Terra colidiram aproximadamente uma vez a cada 600 milhões de anos ao longo de bilhões de anos, formando supercontinentes como Columbia, Rodinia e Pangea. O oceano agora está sendo proposto como a causa do nosso próximo ciclo de supercontinente por pesquisadores da Curtin University, na Austrália. No final do mês passado, eles publicaram seu trabalho na revista National Science Review.
De acordo com um comunicado de imprensa divulgado pelo principal autor Chuan Huang, “Ao simular como as placas tectônicas da Terra devem evoluir usando um supercomputador, fomos capazes de mostrar que em menos de 300 milhões de anos é provável que seja o Oceano Pacífico que irá fechar, permitindo a formação de Amasia, desmascarando algumas teorias científicas anteriores.”
Acredita-se que o super oceano Panthalassa, que começou a se formar há 700 milhões de anos, quando o supercontinente anterior começou a se desintegrar, tenha deixado para trás o Oceano Pacífico. Os autores do estudo afirmam que, desde então, vem diminuindo.
A criação dessas massas por introversão ou extroversão é uma das teorias mais discutidas na pesquisa de supercontinentes. Oceanos mais jovens, como o Atlântico ou o Índico, fecham durante a introversão. O fechamento do Oceano Pacífico mais antigo é simbolizado pela extroversão.
Segundo os autores, ao contrário de outras teorias predominantes que afirmam que os oceanos Atlântico ou Índico determinarão o próximo supercontinente, o Oceano Pacífico, que é o oceano mais antigo do mundo, nos levará a um supercontinente com a América do Norte se movendo para o oeste. Seu modelo de computador aumenta a probabilidade de extroversão levando a Amasia usando a força de enfraquecimento da litosfera oceânica da Terra, que é a camada superior rígida causada pelo resfriamento da Terra.
De acordo com os autores do estudo, “Amásia só poderia ter uma montagem de extroversão através do fechamento do Oceano Pacífico devido ao enfraquecimento da litosfera oceânica com o tempo”. E a Austrália também está se movendo em direção à Ásia, em cerca de 2,8 polegadas por ano, como a América do Norte.
De acordo com o coautor Zheng-Xiang Li, o ecossistema e o meio ambiente da Terra serão profundamente afetados pela mudança em direção a outro supercontinente. Segundo ele, o comunicado afirma: “Quando Amasia se formar, a Terra como a conhecemos será drasticamente diferente”. .Como existem sete continentes na Terra, cada um com seus próprios ecossistemas e culturas humanas distintas, seria fascinante imaginar como será o mundo daqui a 200 a 300 milhões de anos.