“A advocacia tem um papel fundamental na garantia e no fortalecimento do estado constitucional democrático, mas um papel ainda mais essencial é na defesa da advocacia, dos advogados e das advogadas”. A frase do advogado Flávio Pansieri demonstra grande preocupação com uma categoria que se sente órfã do seu próprio órgão de classe.
Para Pansieri, a Ordem dos Advogados do Paraná (OAB-PR) está literalmente entregue a um ideal político partidário que por sua vez, não consegue mais ter ressonância com os propósitos da advocacia. “A tutela das prerrogativas profissionais é um instrumento de garantia da própria sociedade. É essencial que possamos escolher uma advocacia efetivamente forte, respeitável para representar os advogados do estado do Paraná, trazendo consigo soluções concretas”.
Segundo o presidente da ABDConst, é preciso repensar objetivos, valores e compromisso efetivo com o que interessa verdadeiramente aos advogados paranaenses e esse é o momento ideal, visto que se aproximam as eleições da OAB em todo país.
Flávio Pansieri é advogado, pós-doutor em Direito e professor do Mestrado e Doutorado da PUC-PR. Também é presidente da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst), vice-Presidente da CAMFIEP. Foi Conselheiro Federal da OAB de 2012-2022. Palestrante em diversos países, além de ser autor de mais de uma dezena de livros publicados no Brasil e no exterior.