18.3 C
Paraná
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
InícioSaúdeAeroportos terão salas para autistas

Aeroportos terão salas para autistas

spot_img

O governo federal anunciou, nesta terça-feira (5), a criação de um programa voltado para o apoio a passageiros com transtorno do espectro autista (TEA) e outras neurodivergências nos aeroportos brasileiros. A iniciativa prevê a instalação de 20 salas especiais até 2026, com o objetivo de oferecer um ambiente mais acolhedor e adaptado para cerca de 200 mil passageiros que, anualmente, circulam pelos aeroportos do país.

Essas salas serão projetadas com diversas adaptações, considerando as necessidades específicas desse público. O Ministério de Portos e Aeroportos destacou que, além de atender melhor as pessoas com neurodivergências, a proposta também busca proporcionar mais conforto e suporte para seus familiares durante o deslocamento.

A primeira concessionária que implementar as três primeiras salas será reconhecida com um olhar diferenciado na premiação anual dos melhores aeroportos. As salas contarão com recursos multissensoriais, como estímulos visuais, táteis e auditivos, para promover relaxamento, concentração e bem-estar aos passageiros. Também serão criadas áreas de acomodação, com estímulos reduzidos, para acolher os passageiros durante momentos de crise.

Além da criação dessas salas especiais, o programa inclui a reavaliação dos procedimentos de atendimento a passageiros com TEA, tanto em solo quanto durante os voos, para garantir uma experiência mais inclusiva. Também serão oferecidos treinamentos específicos para os profissionais do setor, visando sensibilizar e conscientizar tanto a equipe aeroportuária quanto os demais passageiros sobre as necessidades desse público. O objetivo é promover uma experiência mais tranquila, segura e inclusiva para todos.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui