Na noite desta terça-feira (30), um princípio de incêndio mobilizou duas equipes do Corpo de Bombeiros em uma confeitaria da Travessa Francisco Greca, no bairro Água Verde, em Curitiba. O fogo começou numa fritadeira.
De acordo com os bombeiros, as chamas logo tomaram conta de parte da cozinha, e havia o risco de o incêndio se alastrar. Apesar disso, o fogo foi contido rapidamente. A fumaça gerada pelo incêndio assustou moradores do entorno, que pensaram que a dimensão fosse ainda maior. Porém, não houve risco.
Cuidados ao usar air fryer
1. Não deixe a air fryer em cima de panos de prato
Colocar a air fryer em cima de panos de prato ou materiais inflamáveis, como tapetes, é um erro comum que pode representar um risco potencial de incêndio. Devido ao intenso calor produzido por esses aparelhos, é aconselhável evitar o uso de materiais inflamáveis nas proximidades. Especialistas destacam que garantir uma superfície segura para a air fryer ajuda a prevenir acidentes.
2. Não deixe esses eletrodomésticos próximos a pias
Ao utilizar aparelhos elétricos na cozinha, é fundamental tomar precauções de segurança, incluindo evitar sua proximidade com as pias. Além de reduzir o risco de choque elétrico, essa medida também ajuda a proteger os alimentos contra a contaminação bacteriana.
3. Mantenha a air fryer distante de cantos e paredes
Para garantir um funcionamento seguro e eficiente, mantenha a air fryer afastada de cantos e paredes. Isso é importante porque a maioria dos aparelhos emite ar quente, e a proximidade com superfícies podem afetar sua ventilação. O mesmo princípio se aplica a outros itens, como torradeiras, que podem liberar fumaça quente durante o uso.