25.2 C
Paraná
domingo, dezembro 22, 2024
spot_img
InícioGeralALEP celebra dia mundial do doador de sangue

ALEP celebra dia mundial do doador de sangue

spot_img

O Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado anualmente em 14 de junho, possui dois propósitos fundamentais: agradecer o altruísmo daqueles que doam sangue e conscientizar sobre a necessidade de aumentar o número de doações. Esta data integra a campanha Junho Vermelho, que visa encorajar a população a contribuir neste período do ano em que os estoques dos bancos de sangue tendem a diminuir.

Com a chegada do inverno, muitas pessoas tornam-se inaptas temporariamente para doação devido ao aumento na incidência de infecções respiratórias, além de coincidir com o período de férias escolares e, consequentemente, de viagens familiares.

Dados do Ministério da Saúde indicam que aproximadamente 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes e um total de 3.159.774 doações anuais aos serviços de hemoterapia. Embora este percentual esteja dentro da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o desafio consiste em manter os estoques regulares em todo o país, evitando riscos de desabastecimento.

No Paraná, a campanha deste ano do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), tem como tema “Paraná, terra de sangue bom”, incentivando as doações de sangue. Neste mês, as 23 unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) reforçam a necessidade de mais doadores para manter os estoques que salvam centenas de vidas diariamente em, pelo menos, 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos, correspondentes a 93% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Somente em 2023, o Paraná registrou 83 mil doações de sangue, enquanto em todo o ano passado foram mais de 187 mil. Cada bolsa de 450 ml produz até quatro hemocomponentes, separados em hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado, podendo auxiliar a salvar até quatro vidas.

A importância das doações de sangue é constantemente abordada na Assembleia Legislativa do Paraná, com inúmeras iniciativas dos parlamentares, como leis que instituem campanhas de conscientização, priorizam atendimento a doadores de sangue raro, isentam taxas de inscrição em concursos públicos, estabelecem medidas de segurança para evitar trocas de sangue em transfusões e regulamentam a realização de testes para detecção de doenças transmissíveis.

Essas ações legislativas demonstram o compromisso do estado com a promoção da doação de sangue e a garantia de um sistema de hemoterapia eficiente e seguro, capaz de atender às necessidades da população paranaense.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui