A Assembleia Legislativa do Paraná realizará uma sessão solene na próxima quarta-feira (29 de maio) para celebrar os 50 anos da criação da Itaipu Binacional. O evento, que homenageia uma das maiores geradoras de energia elétrica do mundo, ocorrerá a partir das 9h no Plenário do Poder Legislativo.
Estão esperados parlamentares, autoridades dos governos estadual e federal, além de representantes de associações municipais e entidades de classe. Durante a solenidade, será entregue um diploma de menção honrosa alusivo à efeméride e lançado um selo comemorativo pelos Correios.
A Itaipu Binacional foi constituída em maio de 1974, por meio de um tratado entre Brasil e Paraguai, com a geração de energia iniciando 10 anos depois. A proposição da sessão solene partiu de vários deputados, liderados pelo deputado Professor Lemos (PT), que ressaltou a importância do evento e da usina para o Paraná e o Brasil.
No auge da construção, a operação da Itaipu chegou a abrigar cerca de 40 mil trabalhadores. As obras da barragem terminaram em 1982 e a geração de energia começou em 1984. Este ano, a comemoração dos 50 anos coincide com um marco: a produção acumulada de 3 bilhões de megawatts-hora (MWh) desde o início, energia suficiente para abastecer o planeta por mais de 43 dias – um recorde mundial.
Em 2023, após quitar a dívida da construção, a empresa celebra os 50 anos do Tratado de Itaipu. Com 20 unidades geradoras instaladas até 2007, a hidrelétrica alcançou 14 mil MW de capacidade. Em 2016, bateu seu recorde anual de 103,1 milhões de MWh gerados.