Neste sábado (25), Paranavaí, no Noroeste do Estado, sediou a 13ª sessão especial de interiorização da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná). A última edição da Assembleia Itinerante facilitou o diálogo entre deputados estaduais, sociedade civil organizada e moradores. Ocorrida durante a 52ª ExpoParanavaí, a sessão resultou em várias reivindicações apresentadas por prefeituras, câmaras de vereadores, empresas, entidades de classe e associações locais. Os documentos foram entregues ao primeiro-secretário deputado Alexandre Curi (PSD), e aos parlamentares que representam a região no Legislativo.
As demandas foram formalmente entregues pelo vice-prefeito de Paranavaí, Pedro Baraldi, e pelo presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense e prefeito de Terra Rica, Júlio Leite. A iniciativa da Assembleia Legislativa, que busca aproximar o cidadão dos parlamentares, traz para o Poder Legislativo uma série de sugestões e propostas destinadas a melhorar a vida da população.
Durante a solenidade, personalidades locais receberam diplomas de menção honrosa do Poder Legislativo. A sessão começou com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da calamidade no Rio Grande do Sul.
O deputado Alexandre Curi (PSD) abriu a sessão relembrando a aprovação do projeto de lei complementar 6/2024, que adiciona um parágrafo à Lei complementar nº 154/2013, criando o Fundo Especial de Modernização da Assembleia Legislativa do Paraná. A mudança permite a transferência de recursos para entes federativos afetados por calamidades públicas. A autorização visa apoiar o enfrentamento da emergência provocada pelas chuvas no Rio Grande do Sul. “Após a aprovação da Lei, devolvemos ao governo do Estado R$ 2 milhões. Estes recursos serão destinados ao Rio Grande do Sul. É um excelente gesto dos deputados estaduais”, afirmou.
Alexandre Curi destacou a importância da Assembleia Itinerante. “Estamos pela primeira vez na região Noroeste com a Assembleia Itinerante, permitindo que a população possa trazer suas sugestões e principais demandas. Entendemos que a Assembleia precisava ficar mais próxima da população. Muitas pessoas não têm a oportunidade de ir até a capital. Então decidimos iniciar as visitas ao interior do Estado para que pudéssemos conversar com a população, ouvindo quem vive nas cidades. Aqui as pessoas sabem quais são as principais demandas. Esta contribuição é fundamental para que nós possamos voltar para a Assembleia e apresentar a solução para a região. Esse é o nosso principal objetivo”, enfatizou.
Lançada pela atual gestão do parlamento, a iniciativa já foi realizada em várias cidades no ano passado, incluindo Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati e Dois Vizinhos. Este ano, além de Arapongas, Umuarama, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba e novamente Londrina e Maringá, receberam edições da Assembleia Itinerante.
O vice-prefeito de Paranavaí, Pedro Baraldi, listou diversas demandas locais e regionais. “Nossa região tem muitas necessidades. Entregamos pedidos importantes, como na área do turismo e pavimentação de estradas. Contamos com o apoio de todos e agradecemos este espaço da Assembleia. Que o Poder Legislativo esteja sempre participando da vida de Paranavaí”, disse.
As principais reivindicações da região incluem obras de melhoria e investimentos em Infraestrutura, Educação e Turismo. Entre os pedidos estão a duplicação da rodovia entre Paranavaí e Nova Londrina; construção de uma ponte em Porto São José sobre o Rio Paraná, ligando o Paraná ao Mato Grosso do Sul; e pavimentação asfáltica entre municípios. Além disso, solicita-se crédito de taxa zero para projetos de irrigação; incentivo à industrialização na Região Noroeste; melhorias nas redes da Copel; e a reativação da Agência da Receita Estadual, em Paranavaí.
Para a área da Saúde, os pedidos incluem a aquisição de equipamentos e materiais permanentes para unidades de saúde e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); destinação de ambulâncias e micro-ônibus de 28 lugares; reforma e ampliação de unidades básicas de saúde. As reivindicações foram entregues pela Prefeitura de Paranavaí, Câmara de Vereadores do município e Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar).
Representação
Os parlamentares que representam a região participaram da solenidade destacando a importância da Assembleia Itinerante para os municípios. O deputado Arilson Chiorato (PT) lembrou a necessidade de ouvir a sociedade para contribuir para o desenvolvimento do Paraná. “Quero parabenizar a Mesa Executiva da Assembleia por estar aqui nesta região para ouvir a população e conversar com as pessoas, recebendo sugestões, críticas e reivindicações. Esta é uma região muito sensível ainda. Precisamos de muita infraestrutura para alavancar o Noroeste”, avaliou.
O deputado Anibelli Neto (MDB) comentou que a interiorização permite a união de todos em prol das pessoas. “Esta ação importante de levar a Assembleia ao interior do Estado traz, efetivamente, uma série de bandeiras que fazem com que nossa região Noroeste possa crescer. Este dia significa receber demandas. Quando se passa o processo eleitoral, com união de forças as coisas podem acontecer. As demandas que aqui chegarem serão encampadas por toda a Assembleia para que possamos trabalhar pela sociedade”.
O deputado Soldado Adriano José (PP) afirmou que o processo de interiorização da Assembleia permite melhorar a vida da sociedade. “A ExpoParanavaí é uma grande exposição, que se tornou referência para o todo o Brasil, fomentando a economia da cidade e de toda a região. É um motivo de orgulho estar em mais uma Assembleia Itinerante, cada vez mais próxima da população. Esta é uma oportunidade de trabalharmos essas reivindicações dentro do governo do Estado para melhorar a vida da população”, comentou.
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) ressaltou o importante papel da Assembleia Itinerante para a população. “É um privilégio estar na região Noroeste, neste processo de debater e discutir os temas com as lideranças políticas. Esta região tem muitas demandas, como as ligações com o Mato Grosso do Sul. Este é um fato importante, que integra a economia. A região Noroeste tem prosperado muito, com uma série de programas de diversificação da agricultura e pecuária. Por isso, a Assembleia Itinerante cumpre o papel de receber demandas e prestar contas, conversando com a população”, disse.
“Sempre que se tem um Executivo atuante, precisamos de um Poder Legislativo que seja tão forte quanto”, disse o deputado Luiz Fernando Guerra (União), após saudar todas as autoridades e personalidades presentes na Sessão Especial. O deputado Delegado Jacovós (PL) comentou sobre a felicidade de estar mais uma vez na cidade de Paranavaí e também saudou os presentes. “Este é um momento oportuno para agradecermos. Além das demandas, estamos reconhecendo quem está fazendo um bom trabalho”, complementou o deputado Do Carmo (União).
O sentimento é semelhante ao do deputado Luis Corti (PSB). “É uma honra de podermos estar aqui na ExpoParanavai. Esta é uma cidade que caminha a passos largos, assim como o Paraná, o Estado com o maior crescimento desse País”, declarou.
Presenças
O secretário de Estado do Turismo e deputado estadual licenciado, Márcio Nunes, e o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, também estiveram presentes na Assembleia Itinerante e saudaram os presentes. “Todos os deputados que estão aqui presentes e representam muito bem esta região. Além disso, podemos homenagear aquelas pessoas que fizeram muito pela região Noroeste do Paraná”, disse Márcio Nunes.
Participaram ainda da solenidade o vereador de Paranavaí, Leônidas Fávero, o presidente Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, Mario Hélio Lourenço de Almeida Filho, o desembargador Fábio Franco, além de prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região. “É uma alegria receber essa sessão especial em nossa cidade. É um orgulho muito grande para nós. Nosso agradecimento à Assembleia, porque muitas vezes a gente se sente muito longe de Curitiba e a presenças dos deputados aqui nos faz sentir bem perto do Parlamento”, destacou Fávero. “Este momento vai ficar gravado na memória da nossa região. Contamos aqui com a presença dos nossos deputados estaduais que, brilhantemente, lutam pelo nosso setor”, complementou Mário Hélio.
Homenagens
O primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi homenageou a professora e ex-diretora-geral da Unipar Paranavaí por 30 anos, Edwirge Vieira Franco; o padre Adão Dias Martins; o médico e atual prefeito de São João do Caiuá, Stefan Tomé Pauka; e o empresário Vilmar José Marques. Em conjunto com o deputado Alexandre Amaro, Curi também homenageou o empresário, agropecuarista e sócio proprietário da indústria de Suco Prats, Gilberto Pratinha; e o administrador há mais de 20 anos da Santa Casa de Paranavaí, Herácles Arrais.
Os escolhidos do deputado Alexandre Amaro para receber a menção honrosa foram o professor e reitor da UNIFATECIE, Gilmar de Oliveira; o presidente da Casa da Criança (serviço de convivência e fortalecimento de vínculos de Paranavaí), Nelci Borges; e o empresário, pecuarista e agricultor Valdemar Moraes Delatorre.
Já o deputado Anibelli Neto prestou homenagens ao agropecuarista com uma ampla carreira política Augustinho Vedana; ao servidor público estadual João Carlos Machado (In Memoriam); ao ex-vereador e ex-vice-prefeito, Lauro Machado; ao cirurgião dentista e ex-Secretário Municipal de Saúde de Paranavaí, Valdir Tetilla; e ao empresário Valter Volpato.
A lista do deputado Arilson Chiorato contou com o professor e ex-prefeito de São João do Caiuá por quatro mandatos, Cláudio Pauka; o ex-prefeito de Paranavaí por três mandatos, Daniel Domingos Pereira; a professora e ex-vereadora Leurides Sampaio Ferreira Navarro; a professora e idealizadora/fundadora do Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap), Liria Inez Balestieri; e a professora Maria Eunice De Souza Maciel (In Memoriam), que será representada pela irmã Adelaide de Souza Batista.
O deputado Delegado Jacovós homenageou o professor e o coproprietário do Colégio Nobel, Cláudio Aparecido de Sousa; a voluntária da causa animal Egleia Falavinha Eredia; o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Fábio Luis Franco; e o agropecuarista e comerciante Geraldo Jacovozzi.
O deputado estadual licenciado e atual secretário de Turismo, Márcio Nunes, destacou a trajetória do empresário Emerson Luiz Gomes; do prefeito de Terra Rica, Júlio César Leite; do empresário Odair Lopes de Souza; do prefeito de Nova Londrina, Otávio Henrique Grendene Bono e do empresário Tito Niehues.
Já o deputado Do Carmo homenageou o ex-secretário de Saúde de Paranavaí, Agamenon Arruda de Souza; o contador Aryldo Cardoso Zoccante; o presidente do Rotary Clube, Cláudio Miguel de Souza; o ex-deputado federal Eduardo Ferreira Baggio; o líder comunitário José Eduardo Ferreira; o ex-prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti; além de Sandra Tais Gomes Ferreira, diretora do Colégio Estadual Beto Munhoz da Rocha Neto.
O deputado Luiz Claudio Romanelli brindou a história dos empresários Jorge Bezerra Guedes (Nova Londrina), Maurício Gehlen (Paranavaí), Paulo Montagner Lopes (Nova Londrina), e dos advogados Waldur Trentini (Paranavaí) e Francisco de Assis Pinheiro.
Já o deputado Soldado Adriano José homenageou a voluntária da Pastoral da Criança, Cida Ravagnani e o líder comunitário Marcos Cesar de Oliveira. O parlamentar também destacou a história dos meios de comunicação Diário do Noroeste, Portal da Cidade Paranavaí, Portal de Notícias Roynews, da Rádio Caiuá FM, da Rádio Cultura FM, da Rádio Mais, da Rádio T e da Rede de Rádios.
O deputado Luis Corti homenageou Dante Ramos Junior, da Associação dos Notários e Registradores do Paraná; além do pecuarista Francisco Leite da Silva; do empresário Miguel Rubens Tranin; da servidora pública Sidineia Caetano; da Presidente da APAE de Paranavaí, Evelyn dos Santos Barão; e de Maria Aparecida dos Anjos de Souza, diretora do Colégio Cívico Militar Sílvio Vidal.