28.4 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img
InícioSaúdeAlerta para casos de meningite bacteriana

Alerta para casos de meningite bacteriana

spot_img

Autoridades de saúde estão alertando os médicos para estarem atentos a certos tipos de infecções meningocócicas raras e graves que estão aumentando.

Em um novo alerta de saúde, afirmaram que essas infecções, causadas por uma determinada cepa de bactérias Neisseria meningitidis, podem apresentar sintomas incomuns. Nos casos identificados até agora neste ano, cerca de 1 em cada 6 pessoas morreram, uma taxa de letalidade mais alta do que a usual para infecções meningocócicas.

Esses casos também são incomuns por afetarem adultos de meia-idade. Tipicamente, as infecções por meningite afetam bebês, adolescentes e adultos jovens.

A doença meningocócica refere-se a qualquer doença causada por Neisseria meningitidis. A infecção pode levar tanto a meningite quanto a uma infecção grave do sangue chamada septicemia, ou envenenamento do sangue.

As bactérias podem se espalhar de pessoa para pessoa através da troca de secreções respiratórias e da garganta, normalmente ocorrendo via beijos, tosse, espirros ou ao viver em contato próximo com outras pessoas infectadas.

Existem quatro grupos diferentes de bactérias meningocócicas conhecidas por circular – B, C, W e Y. Em 2023, foram relatados 422 casos de doenças causadas por essas bactérias, o maior número desde 2014. A maioria foi causada por uma cepa particular, ST-1466, que está no subgrupo Y.

Até agora, 2024 está a caminho de superar esse número. Até o momento, foram relatados 143 casos – quase 80% a mais do que no mesmo período de 2023.

A maioria das pessoas diagnosticadas com essa cepa específica são adultos entre 30 e 60 anos. Uma parcela desproporcional de casos, 63%, ocorre entre pessoas negras e 15% entre pessoas com HIV.

Os sintomas típicos de infecções meningocócicas incluem febre, dor de cabeça, rigidez no pescoço, aversão à luz e náusea. Muitos dos casos recentemente relatados não apresentam esses sintomas. Cerca de dois terços dos pacientes têm infecções sanguíneas, cerca de 4% tiveram articulações infectadas e dolorosas.

Os sintomas de infecções sanguíneas meningocócicas incluem febre e calafrios, fadiga, vômitos, mãos e pés frios, respiração rápida, diarreia e, em estágios posteriores, uma erupção roxa escura.

Os sintomas iniciais podem ser semelhantes a muitas infecções diferentes, mas pioram rapidamente e podem se tornar potencialmente fatais em poucas horas. O tratamento imediato com antibióticos é crucial. Os sobreviventes podem ter efeitos a longo prazo, como surdez ou amputações dos braços e pernas.

Existe uma vacina que protege contra a meningite bacteriana. É recomendada para crianças de 11 a 12 anos, e como a proteção diminui, um reforço geralmente é administrado aos 16 anos. Também é recomendada para pessoas com certas condições médicas que comprometem a função imunológica, como HIV. Pessoas em grupos vulneráveis devem receber reforços desta vacina a cada 3 a 5 anos.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

  1. Começou os retardados, conhecidos como “especialistas” a colocar o Povo em Pânico. Isso deveria ser crime.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui