O deputado Alexandre Curi (PSD) foi eleito nesta segunda-feira (12) como o próximo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, assumindo o comando do Poder Legislativo no biênio 2025-2027. A escolha foi unânime, com 53 votos a favor da chapa “Fortalecimento e União do Poder Legislativo”, apenas o radical Renato Freitas, do PT, não foi ao plenário votar.
Alexandre Curi, que atualmente é o primeiro-secretário da Casa, substituirá o deputado Ademar Traiano (PSD) a partir de fevereiro de 2025. O mandato da nova mesa diretora se estenderá até 31 de janeiro de 2027.
A nova composição da Mesa Diretora também inclui o deputado Gugu Bueno (PSD) como primeiro-secretário e a deputada Maria Victoria (PP), que continuará ocupando a Segunda Secretaria. A deputada Flávia Francischini (União) fará história ao assumir a primeira vice-presidência, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo. Completam a nova liderança os deputados Delegado Jacovós (PL), como segundo vice-presidente, e Moacyr Fadel (PSD), que assumirá a terceira vice-presidência. A terceira secretaria ficará sob o comando de Requião Filho (PT), seguido por Alexandre Amaro (Republicanos) na quarta secretaria e Goura (PDT) na quinta.
Em seu discurso inaugural como presidente eleito, Alexandre Curi enfatizou o compromisso da Assembleia em ampliar a transparência, a eficiência e a responsabilidade no uso dos recursos públicos. Ele destacou a continuidade de iniciativas como a Assembleia Itinerante e mencionou a intenção de incorporar a inteligência artificial para otimizar processos legislativos, desburocratizar o protocolo de projetos de lei e aproximar ainda mais o Legislativo da população.
Curi também reforçou a importância de manter a economia de recursos públicos, ressaltando que a Assembleia Legislativa do Paraná é a única no país a devolver 30% de seu orçamento ao Poder Executivo, totalizando R$ 450 milhões anuais destinados a programas que beneficiam a população do estado.
Trajetória
Presidente da Assembleia entre 2023-2025, o deputado Ademar Traiano encerra o quinto mandato consecutivo à frente do Legislativo. Já Alexandre Curi assumirá a presidência pela primeira vez. Atual primeiro-secretário, ele ocupou a mesma a função entre 2007 e 2010. Alexandre Curi iniciou a carreira política acompanhando o avô e ex-presidente do Poder Legislativo paranaense, Aníbal Khury, aos 16 anos. Em 2000, elegeu-se vereador de Curitiba – à época o mais jovem entre as capitais do Brasil. Em 2002, assumiu pela primeira vez uma cadeira no legislativo estadual.
Foi reeleito em 2006, como o deputado estadual mais votado do Paraná. Em 2010, repetiu a votação expressiva da eleição anterior e foi reconduzido com mais de 134 mil votos. Já em 2014, obteve votação em 150 municípios paranaenses, retornando à Assembleia Legislativa. Chegou ao quinto mandato em 2018, com 147 mil votos. Em 2022, tornou-se um dos 10 deputados estaduais mais votados do Brasil, com mais de 237 mil votos.
Secretários
O deputado Gugu Bueno, assume pela primeira vez um posto na Mesa Executiva da Assembleia. Ele destacou o importante papel da Assembleia Legislativa na sociedade. “A Assembleia Legislativa do Paraná vive um momento muito especial na sua história nesses últimos anos, sendo um exemplo de austeridade e economia de recursos. Queremos dar uma continuidade a esse trabalho de transparência, economizando naquilo que for possível, mas dando todas as condições para que a Assembleia possa cumprir com o seu papel, que é o de um papel central para a democracia”, disse.
A deputada Maria Victoria (PP) agradeceu a confiança dos deputados e deputadas para continuar os representando na Segunda Secretaria na próxima gestão. “Avançamos muito nos últimos dois anos com medidas de gestão e transparência focadas na eficiência dos gastos do dinheiro dos cidadãos paranaenses”, afirmou.
Eleição
A eleição da Mesa Executiva da Assembleia está de acordo com o artigo 13 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, que determina que a partir do dia 1º de agosto do segundo ano de cada legislatura, o Presidente da Assembleia Legislativa, deverá designar nova eleição. Ainda de acordo com o Regimento, a eleição dos membros da Mesa é feita por meio de votação nominal, utilizando-se o painel eletrônico de votação, exigida a maioria absoluta de votos.
A Mesa Diretora é o órgão colegiado dirigente dos trabalhos legislativos e administrativos da Casa, formado pelo presidente, por três vice-presidentes e cinco secretários. O mandato é de dois anos. Conforme o Regimento Interno da Assembleia, sua composição observa a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares.