Um aluno de 12 anos abriu fogo em uma escola secundária no sul da Finlândia na manhã de terça-feira, matando uma pessoa e ferindo gravemente outras duas, de acordo com a polícia. O suspeito foi posteriormente detido.
A polícia, fortemente armada, cercou a escola Viertola – uma grande instituição educacional que inclui escolas secundárias inferiores e superiores com um total de cerca de 800 alunos – na cidade de Vantaa, nos arredores da capital, Helsinque, após receber uma ligação sobre um incidente de tiroteio às 09:08 da manhã.
Ambos o suspeito e as vítimas tinham 12 anos de idade, informou a polícia.
Um dos alunos morreu instantaneamente após ser baleado, disse o chefe de polícia Ilkka Koskimäki, do Departamento de Polícia do Leste de Uusimaa, em uma coletiva de imprensa. Os outros dois ficaram gravemente feridos, disse ele.
A arma utilizada no tiroteio era uma pistola registrada que pertencia a um parente do suspeito, informou o inspetor de polícia Kimmo Hyvärinen.
O suspeito foi detido na área de Helsinque menos de uma hora após o tiroteio, com uma arma em sua posse, disse a polícia. Ele admitiu o tiroteio durante um interrogatório policial inicial, mas ainda não há informações sobre o motivo, acrescentou a polícia, observando que o caso está sendo investigado como assassinato e duas tentativas de assassinato.
O presidente finlandês Alexander Stubb e o primeiro-ministro Petteri Orpo expressaram condolências às famílias das vítimas em postagens nas redes sociais, ambos expressando choque com o tiroteio.
“O que torna isso particularmente chocante é a idade da vítima e do suspeito”, disse Orpo durante uma coletiva de imprensa posterior na terça-feira. “Posso garantir que esse incidente será minuciosamente revisado e conclusões serão tiradas para garantir que isso não aconteça novamente.”
A idade mínima para responsabilidade criminal na Finlândia é de 15 anos, o que significa que o suspeito não pode ser formalmente preso. Um suspeito com menos de 15 anos só pode ser interrogado pela polícia e depois entregue às autoridades de bem-estar infantil da Finlândia.