Autoridades de saúde do estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, anunciaram os dois primeiros casos de uma nova cepa de gonorreia.
Um paciente infectado teve resposta reduzida a vários antibióticos e foi diagnosticado com uma nova cepa de gonorreia, e outro caso com marcadores genéticos que sugerem uma resposta semelhante aos medicamentos também foi diagnosticado em outra região.
Os agentes sanitários observaram que esta é a primeira vez que a gonorreia é resistente ou menos responsiva a qualquer uma das cinco classes de antibióticos nos Estados Unidos.
A ceftriaxona, um antibiótico atualmente prescrito para o tratamento da gonorréia, foi usada com sucesso no tratamento de ambos os casos. Nenhuma conexão clara entre as duas pessoas foi estabelecida até o momento.
A gonorréia é uma infecção bacteriana sexualmente transmissível. Se não for tratada, pode causar doença inflamatória pélvica, infertilidade e outros problemas de saúde. Pode apresentar-se sem sintomas.
Essa cepa de gonorreia já havia sido observada em países da Ásia-Pacífico e no Reino Unido, mas não nos Estados Unidos e certamente deve chegar no Brasil nos próximos meses ou até mesmo pode estar circulando neste momento.
As agências de saúde estão fazendo algumas recomendações como: exames frequentes para DSTs, diminuir o número de parceiros e sempre usar preservativos.