O Instituto Água e Terra (IAT) divulgou o primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão 2024/2025, indicando que 92% das praias do Paraná estão com águas limpas e aptas para banho. O monitoramento, realizado em 66 pontos do Litoral e das prainhas de água doce no interior, revelou que 61 locais estão adequados para atividades aquáticas.
No Litoral, os pontos considerados impróprios para banho estão, principalmente, nas fozes dos rios que cortam a região. Essas áreas, como a foz do canal Caiobá, em Matinhos, e a foz do Rio Olho D’Água, em Pontal do Paraná, são frequentemente afetadas por drenagem urbana e nunca são recomendadas para banhos. Além dessas regiões, outros locais receberam a bandeira vermelha, sinalizando condições inadequadas para lazer aquático. Entre esses estão a área à direita do trapiche de Encantadas, na Ilha do Mel (Paranaguá), a região próxima à Rua Pará, em Pontal do Paraná, e a Ponta da Pita, em Antonina.
Já no interior do estado, 15 pontos receberam a bandeira azul, que indica a qualidade ideal para banho e recreação. Esses locais estão localizados em municípios como Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e Primeiro de Maio. Entretanto, duas áreas em São Miguel do Iguaçu foram classificadas como impróprias para o banho.
Leia também: