A Assembleia Legislativa do Paraná, nesta terça-feira (24), estava sentada em segunda conversa para a produção do Dia Estadual do Rosário dos Homens, data que será celebrada no dia 8 de setembro, para homenagear o cristão desenvolvimento de petição. De autoria do deputado estadual Márcio Pacheco (Rep), o projeto de lei 438/2022 obteve consistente boa avaliação da Comissão de Constituição e Equidade (CCJ). Após a terceira discussão, o texto precisa ser aprovado pelo governador Ratinho Junior.
Marcio Pacheco vê o movimento Terço dos Homens como uma oportunidade para os homens se envolverem mais em suas paróquias e comunidades, o que por sua vez fortalece a fé católica.
“A fé tudo vence; torna possível o impensável. A oração do rosário é uma ferramenta eficaz para desenvolver a fé, a esperança e a caridade. Estamos conscientes de que só Deus pode nos satisfazer completamente, e a oração é o meio pelo qual homens e mulheres podem se conectar com Deus. Com isso, nosso relacionamento com Deus nos torna pessoas melhores. “Incentive a oração e promova a paz e o amor na sociedade em meio a tantas turbulências e desordens do dia a dia”, enfatiza Pacheco.
O Rosário Masculino é um desenvolvimento mariano católico que consiste na súplica semana após semana de uma reunião de segredos do rosário (terceiro) por uma reunião de leigos, chamados tercistas, em enfermarias ou locais públicos. No exterior, há relatos de reuniões de homens que se acumulavam para implorar o rosário a partir de 1912. O termo “terço dos homens” surgiu no Brasil em 8 de setembro de 1936, quando Frei Peregrino iniciou um grupo de oração no estado de Sergipe. Porque 8 de setembro marca a Natividade de Nossa Senhora, é significativo para os católicos.