17.8 C
Paraná
sexta-feira, dezembro 27, 2024
spot_img
InícioDestaquesO que acontece com seu sistema imunológico quando você...

O que acontece com seu sistema imunológico quando você não dorme o suficiente?

spot_img

A qualidade e a quantidade de sono que temos afeta todos os cantos da vida. Do funcionamento do dia-a-dia ao humor e à saúde do coração, o sono desempenha um papel crítico no nosso bem-estar. As informações são da publicação Muito Simples.

Um dos impactos menos conhecidos do sono é como ele afeta o sistema imunológico, que é responsável por combater infecções, doenças e enfermidades. Dormir bem e de qualidade pode ajudar bastante a manter seu sistema imunológico forte e saudável.

O sono ruim, por outro lado, pode ser prejudicial ao sistema imunológico, tornando-o mais propenso a adoecer. Quanto de risco estamos correndo por não dormir?

Pesquisas estimam que dormir cinco horas ou menos por noite aumenta o risco de mortalidade por todas as causas em 15%. Na verdade, um em cada três adultos não dorme o suficiente, de acordo com o CDC, aumentando o risco de desenvolver doenças crônicas como obesidade, diabetes e pressão alta.

Compreender a conexão entre o sono e a saúde imunológica é essencial.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre por que o sono é fundamental para o seu sistema imunológico, de acordo com especialistas e pesquisas.

Como o sono e seu sistema imunológico estão interligados

Como o psiquiatra Sheldon Zablow, MD, coloca: “Em vez de dizer ‘doente e cansado’, deveria ser chamado de ‘cansado, então doente’.” Isso porque durante as horas de vigília, nosso cérebro e corpo usam mensageiros químicos especiais conhecidos como neurotransmissores para se comunicar informações do sistema nervoso para o sistema imunológico (e o resto do corpo).

Dormir ajuda a reabastecer “os estoques desses produtos químicos”, disse o Dr. Zablow explica, enquanto “limpa os resíduos celulares para um funcionamento saudável no dia seguinte”.

Quando uma pessoa experimenta um sono de má qualidade ou não dorme o suficiente, haverá menos moléculas de neurotransmissores produzidas. Isso significa que muitas funções do corpo, incluindo a do sistema imunológico, não funcionarão de maneira ideal.

“Uma manifestação é que o sistema imunológico e o sistema endócrino produtor de hormônios não serão capazes de ‘falar’ um com o outro, resultando em saúde reduzida”, disse o Dr. diz Zablow. “Chamamos isso de ‘sensação de esgotamento’ e sabemos que quando o sono saudável é interrompido ao longo do tempo, corremos mais risco de infecções virais e anormalidades autoimunes”. A falta de sono acaba enfraquecendo nossas defesas imunológicas.

Enquanto dormimos, nossos corpos produzem mais glóbulos brancos e citocinas, que atuam como mensageiros do sistema imunológico e ajudam a combater infecções e doenças. “O sono ruim, portanto, causa uma redução em ambos os combatentes da infecção, colocando a saúde em risco”, disse o Dr. diz Zablow. É por isso que muitos médicos recomendam dormir de boa qualidade antes de uma vacinação, por exemplo, o que permite que o corpo produza maior número de anticorpos.

Se você estiver exposto ao resfriado comum ou à gripe, estudos descobriram que a má qualidade do sono e/ou a duração mais curta do sono nas semanas que antecederam essa exposição podem torná-lo mais propenso a pegá-lo. “A falta de sono deixa a pessoa mais suscetível ao resfriado comum”, confirma Victoria Glass, MD, médica e pesquisadora médica do Instituto Farr.

O sono é ainda mais importante quando você está doente.
Por outro lado, dormir bem enquanto você está realmente doente pode ajudar a manter uma conexão saudável entre seu sistema imunológico e o ciclo do sono. “Quando somos infectados por um patógeno, como Covid-19 ou gripe, nosso sistema imunológico lança um ataque em grande escala e aumenta massivamente sua atividade”, diz Chelsie Rohrscheib, PhD, neurocientista e especialista em sono.

Se você já se sentiu sonolento enquanto estava doente, Rohrscheib explica que “mudanças na atividade imunológica quase sempre afetam nosso sono, [o que] geralmente leva a períodos de sono mais longos e nos dá vontade de dormir durante o dia”. Como o sono de ondas profundas ou lentas fortalece nosso sistema imunológico e cria anticorpos e células T, é mais importante do que nunca quando estamos doentes ou doentes.

“As células T, um tipo de glóbulo branco que tem como alvo patógenos invasores e outras doenças como o câncer, são absolutamente essenciais para combater doenças”, diz Rohrscheib. Estudos mostram que a atividade das células T é realmente aumentada durante o sono, o que significa que a maioria dos combates às doenças ocorre à noite.

De acordo com Olufunke Afolabi-Brown, MBBS, médico assistente da Divisão de Medicina Pulmonar e do Sono do Hospital Infantil da Filadélfia, o sono pode ajudar seu corpo a se “reparar” mais rapidamente. “Durante o sono de ondas lentas, os hormônios do crescimento são liberados. O trabalho dos hormônios do crescimento inclui ajudar a reparar os tecidos, estimular a divisão celular e substituir as células velhas e danificadas.”

Você também pode ter ouvido que a febre é a maneira do corpo combater a doença. Embora possa parecer contra-intuitivo pensar que temos febres para nos ajudar, elas são mais do que apenas um sintoma de estar doente. “Nossos corpos combatem infecções com febre”, diz o Dr. Glass: “Quando dormimos, temos melhores respostas à febre, e é por isso que as febres tendem a aumentar à noite.”Não dormir, por outro lado, pode fazer com que seu corpo demore mais para responder. As diretrizes de saúde recomendam que a maioria dos adultos saudáveis ​​durma de sete a nove horas todas as noites, mas o Dr. Glass diz que, no mínimo absoluto, tente dormir de quatro a seis horas, independentemente da sua programação. Se você conseguir atingir esse mínimo (espero que mais!), Seu sistema imunológico agradecerá.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui