22.4 C
Paraná
domingo, dezembro 22, 2024
spot_img
InícioSaúdeAqui está o que acontece se você comida mofada

Aqui está o que acontece se você comida mofada

spot_img

Acontece com o melhor de nós: você come distraidamente um pedaço de queijo da sua geladeira, apenas para perceber enquanto está comendo o resto que de comida mofada.

Embora isso por si só possa fazer você se sentir enjoado, é natural se perguntar… o que acontece se você comer algo mofado? Você pode ficar doente por comer ou não é grande coisa? Pedimos a especialistas em segurança alimentar que avaliassem os riscos à saúde de comer comida mofada e quando se preocupar.

O que acontece se você comer?
Realmente depende. “Muitos alimentos, como produtos frescos, têm esporos de mofo naturalmente, ou nossos alimentos e pratos se tornam um local de descanso para o mofo que flutua no ar”, diz Benjamin Chapman, Ph.D., professor e especialista em segurança alimentar da Carolina do Norte. Universidade Estadual. “Se você pensar em morangos ou framboesas sentados à temperatura ambiente por muito tempo, eles podem mostrar alguns sinais de deterioração. Os esporos de mofo estavam lá geralmente do ambiente de colheita, então eu acho que consumir é uma coisa diária.”

Isso não significa que você deve mergulhar alegremente em pães e queijos mofados, no entanto. Moldes no ambiente certo podem crescer e causar deterioração, e isso pode deixá-lo doente, diz Chapman. E, em algumas situações, “você pode sentir náuseas ou vômitos” após consumir algo mofado, diz Darin Detwiler, LP.D., professor associado da Northeastern University e autor de Food Safety: Past, Present, and Predictions. “É apenas a maneira natural do seu corpo de tentar eliminar do seu sistema”, acrescenta ele. (Ao mesmo tempo, é perfeitamente possível comer algo mofado e ficar bem, diz Chapman.)

É seguro comer mofo?
Claro, você pode comer pão mofado e ficar bem. Mas você também pode ficar doente com isso. “Alguns casos de crescimento de mofo nos alimentos podem representar um risco à segurança alimentar”, diz Abby Snyder, Ph.D., professor assistente de ciência de alimentos no Cornell College of Agriculture and Life Sciences.

“Alguns fungos produzem micotoxinas quando crescem em certos alimentos – milho, trigo e amendoim, por exemplo.” As micotoxinas, caso você não esteja familiarizado com elas, são compostos tóxicos que são produzidos naturalmente por certos tipos de fungos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). As micotoxinas podem causar náuseas, cólicas e vômitos, ressalta Chapman.

“A produção de micotoxinas devido ao crescimento de fungos em alimentos preparados não foi bem estudada, então as recomendações de segurança são relativamente conservadoras”, diz Snyder. As micotoxinas também são estáveis ​​ao calor, o que significa que não serão destruídas pelo cozimento. “Também é difícil distinguir fungos que produzem micotoxinas apenas olhando para eles”, diz Snyder.

É por isso que, se você realmente quiser comer algo que tenha mofo, ela recomenda cortar porções mofadas de carnes duras, queijos duros e vegetais firmes. (Nota: o fator de firmeza aqui.)

“Seja generoso ao determinar quanto da porção afetada deve ser removida cortando pelo menos uma polegada fora de onde o mofo está crescendo”, diz ela. “Para outros produtos, os consumidores são aconselhados a descartar produtos mofados para alimentos mais macios e que promovam a difusão de micotoxinas ou o crescimento do mofo abaixo da superfície.”

Vale a pena notar: As aflatoxinas de toxinas de origem alimentar também podem ser encontradas no mofo e podem causar danos ao fígado. Eles também foram identificados como um fator de risco para câncer, diz Chapman. Para diminuir o risco de exposição à aflatoxina, a OMS recomenda comprar apenas as principais marcas comerciais de nozes e manteigas de nozes e jogar fora as nozes que parecem mofadas, descoloridas ou murchas.

Além disso, se você tem alergia à penicilina, pode estar se colocando em risco se comer algo mofado. Chapman cita um relato de caso de alguém com alergia à penicilina que desenvolveu anafilaxia (uma resposta alérgica com risco de vida) depois de comer panquecas feitas de mistura mofada como “um dos piores cenários atípicos, mas importante para aqueles com alergias a mofo”.

Quando você deve consultar um médico depois de comer algo mofado?
Novamente, se você comer algo mofado, as chances são altas de que nada aconteça ou você pode experimentar um leve desconforto gastrointestinal. “Você precisaria de um sistema imunológico muito subdesenvolvido e comer uma tonelada de mofo para ficar doente”, diz Detwiler. “Mesmo isso provavelmente não vai te matar.”

Ainda assim, se você sabe que comeu algo mofado e desenvolve náuseas e vômitos “prolongados”, Detwiler recomenda consultar seu médico. “Eles podem prescrever remédios para induzir vômitos ou diarreia para ajudar a limpar seu sistema”, diz ele.

Então, da próxima vez que você encontrar comida mofada em sua casa, é realmente melhor jogá-la fora. É melhor ficar seguro do que arrepender-se.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui