Armas antigas mais legais descobertas recentemente

0
Foto: (Mikes-Photography)
Publicidade

Confira a seguir espadas, adagas e outras armas antigas que foram recentemente descobertas!

Adaga romana ornamentada – Elif Siebenpfeiffer

Foram necessários nove meses de limpeza e restauração para transformar um pedaço de metal aparentemente imperceptível nesta adaga romana ornamentada.
Um punhal de cerca de 35 cm de comprimento foi encontrado no túmulo de um soldado romano em Hartern, que era uma base militar romana de 27 aC a 27 dC. Uma adaga foi encontrada no cemitério da base, e ele é uma das poucas armas encontradas no local.

A lâmina da adaga é feita de ferro e o punho é incrustado de prata. Sua caixa era magnífica, forrada com tília e adornada com vidro vermelho e esmalte, prata e niello (um composto preto geralmente feito de enxofre, cobre, prata e chumbo). A presença de punhais nas tumbas é um mistério porque os romanos geralmente não eram enterrados com armas, disse a arqueóloga Bettina Tremmel.

Uma vara de arremesso da era do gelo – Alexander Gonschior/University of Tübingen

Este nos leva à era do gelo, onde a espécie humana agora extinta Homo heidelbergensis usava ferramentas para caçar. Medindo cerca de 64,5 centímetros de comprimento, este bastão de arremesso encontrado na Alemanha foi relatado pela primeira vez em abril de 2020 na revista Nature Ecology & Evolution. Ele remonta a 300.000 anos e teria sido usado para ferir ou matar pequenas presas, como coelhos, cisnes e patos, de acordo com a Universidade de Tübingen. O Homo heidelbergensis também usava lanças e lanças longas para caçar. A maioria dessas armas de madeira desapareceu há muito tempo, mas o sítio alemão de Schöningen preserva exemplos excepcionais dessa antiga tradição de caça.

Uma espada muito antiga – Universidade Ca’ Foscari de Veneza/Andrea Avezzù



O que acreditava ser uma espada medieval em um museu obscuro é na verdade uma das espadas mais antigas descobertas até agora.

Uma arma simples foi encontrada no Mosteiro de San Lazzaro degli Armeni pela então arqueóloga Vittoria D’Armelina. Dizia-se que a espada tinha apenas algumas centenas de anos, mas Dall’Armellina descobriu que parecia mais uma arma da Idade do Bronze do que uma relíquia medieval. Ela e seus colegas analisaram a espada e descobriram que era de fato uma liga de cobre-arsênico da Idade do Bronze, com cerca de 5.000 anos.

Uma bela empunhadura – Museu da Silésia, República Tcheca

Caçadores de cogumelos na República Tcheca estavam na floresta quando descobriram muito mais do que cogumelos deliciosos.

Um pedaço de metal estava saindo do chão. O caçador de cogumelos Roman Novak chutou e percebeu que era a lâmina de uma espada. Ele começou a cavar e encontrou não apenas uma espada, mas também um machado de bronze.

O punho e o pomo da espada são decorados com esculturas de filigrana de círculos e crescentes. Arqueólogos do Museu da Silésia, nas proximidades, examinaram os artefatos e os identificaram como datando da Idade do Bronze, cerca de 3.300 anos atrás. Não ficou claro por que a espada foi colocada no meio da floresta, mas as chuvas recentes podem ter lavado solo suficiente para tornar a espada visível pela primeira vez em milhares de anos. Eles planejam explorar ainda mais a área circundante.

A grave discovery – Siberian Branch of the Russian Academy of Sciences

Cerca de 2.500 anos atrás, 1 homem, 2 mulheres e 1 bebê foram enterrados no que hoje é a Sibéria. No túmulo com eles havia muitos tesouros, incluindo punhais de bronze, facas e machados.

As pessoas enterradas nos túmulos faziam parte da cultura Tagal. Armas foram colocadas ao lado de homens e mulheres jovens. Não era incomum que as mulheres Tagal fossem enterradas com armas, mas geralmente carregavam arcos e flechas em vez dos machados encontrados nesta tumba. Homens e mulheres morreram, provavelmente em seus 30 ou 40 anos. A seus pés estava o cadáver de uma mulher na casa dos sessenta. Os arqueólogos também encontraram ossos de bebês com menos de um mês de idade, espalhados pela tumba, que podem ter sido perturbados por roedores após o enterro.

Armas de osso – OltreCreativeAgency

Um cabo de faca de osso encontrado na Ilha de Man, perto da Inglaterra, revela a criatividade dos povos antigos quando se trata de armas. A corcova óssea foi desenterrada pela primeira vez na década de 1970 e finalmente analisada em 2020, relatada na revista Antiquity em outubro.


O artefato foi encontrado em um túmulo contendo os ossos cremados de pelo menos quatro pessoas, incluindo um adolescente e uma criança. Encontrei uma conta de osso feita de osso de cavalo e um punho de faca de osso. A lâmina se foi, mas o pomo deveria caber em uma faca do tamanho de uma faca de mesa moderna.



Talvez mais interessante do que esta arma funerária foram vários outros artefatos:
Ossos cortados em retângulos de aproximadamente 30 mm de comprimento com cantos arredondados. Nenhum desses retângulos de osso jamais foi encontrado, e não está claro para que eles foram usados.




Uma espada para a “Espelhada vida após a morte” – Ellen Grav Ellingsen/NTNU University Museum


Um cabo de faca de osso encontrado na Ilha de Man, perto da Inglaterra, revela a criatividade dos povos antigos quando se trata de armas. A corcova óssea foi desenterrada pela primeira vez na década de 1970 e finalmente analisada em 2020, relatada na revista Antiquity em outubro. O artefato foi encontrado em um túmulo contendo os ossos cremados de pelo menos quatro pessoas, incluindo um adolescente e uma criança. Encontrei uma conta de osso feita de osso de cavalo e um punho de faca de osso. A lâmina se foi, mas o pomo deveria caber em uma faca do tamanho de uma faca de mesa moderna.

Talvez mais interessante do que esta arma funerária foram vários outros artefatos:
ossos cortados em retângulos de aproximadamente 30 mm de comprimento com cantos arredondados. Nenhum desses retângulos de osso jamais foi encontrado, e não está claro para que eles foram usados.

A sword in a lake – A. Matiukas

Em algum momento do século 16, os restos mortais de um guerreiro medieval afundaram no fundo de um lago lituano. Foi encontrado ao lado da arma de um soldado durante uma inspeção da ponte no final de 2020.

Não está claro por que o homem caiu no fundo do lago. O sedimento afundou naturalmente sobre o corpo, enterrado no lodo 9 metros abaixo da superfície. Perto do corpo havia duas facas com cabo de madeira e uma espada de ferro, ambas em surpreendentes condições.


Artilharia antiga – Krka NP

Um artefato encontrado no Parque Nacional Krka, na Croácia, parece uma garrafa térmica muito resistente, mas na verdade é uma máquina de cerco do século XVII ou XVIII.

Este dispositivo é o c, um tipo de argamassa usada para sitiar fortes e castelos. De acordo com a Croatian Week, o artefato de bronze foi encontrado perto de sua fortaleza Nečven, um sítio arqueológico do início do século XIV. Uma mácula foi encontrada dentro de uma das paredes da fortaleza. Pode ter tido valor cerimonial e defensivo, de acordo com funcionários do parque. A erupção mačkula é tradicionalmente usada para celebrar festivais de inverno e vitórias no Sinjska alka, uma competição equestre tradicional realizada anualmente em Sinj, na Croácia.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui