Que tal aproveitar as férias para visitar para mergulhar nas artes nos museus e espaços da Fundação Cultural de Curitiba? O roteiro de visitas começa pelo Portão Cultural, passa pelo Centro da cidade e vai até o Parque São Lourenço, onde está o Memorial Paranista. Todas as exposições têm entrada grátis.
Os espaços seguem todos os protocolos de segurança sanitária de prevenção à transmissão de doenças respiratórias como o uso obrigatório de máscara pelos participantes e a capacidade de público atende os decretos municipais em vigor.
Portão Cultural
No Museu do Portão Cultural entrou em cartaz nesta semana a mostra Reencontros em 22, que reúne trabalhos de vários artistas, da turma de 1987 do Curso Superior de Pintura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Quarenta e cinco anos depois, e aproveitando o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, eles se reencontram nessa mostra para apresentar suas produções e celebrar o percurso de cada um nas artes.
No MuMA continua em cartaz O corpo na linha da borda, com trabalhos de 12 artistas que usam materiais têxteis em seus processos de criação, e ainda Noite Ciborgue e Natura in Data, ambas exposições de Arícia Machado, que usa componentes eletrônicos, linhas em circuito e formas gráficas para instigar uma reflexão sobre a sociedade contemporânea.
Centro
No Centro da cidade estão as exposições do Solar do Barão e do Solar da Cultura (sede da presidência da FCC). No Solar do Barão, o Museu da Fotografia promove a mostra fotográfica “Horizontes”, proposta pela Associação dos Artistas Plásticos do Paraná, enquanto a Gibiteca apresenta desenhos de Márcia Széliga e de Nilson Müller e seu icônico personagem Zequinha. O Solar da Cultura tem seu espaço dedicado às aquarelas de Marcos Beccari e às gravuras de Denise Roman.
Também na região central estão as mostras de caráter histórico. É o caso de A Curityba de Cândido de Abreu, que está em cartaz na Casa Romário Martins e destaca o importante legado do ex-prefeito para o processo de modernização da cidade no final de século 19 e início do século 20.
No Memorial de Curitiba estão abertas as mostras “Debret 1822 – Independência do Brasil”, com reproduções fotográficas de obras do pintor Jean-Baptiste Debret, integrante da Missão Francesa que veio ao Brasil no início do século 19, e “Curitiba Tempo & Memória”, que propõe um passeio por Curitiba desde sua pré-história até os dias atuais.
Artes pelos Parques
É tempo de aproveitar as férias e conhecer o mais novo centro cultural da cidade, o Memorial Paranista, inaugurado há menos de um ano. Localizado no Parque São Lourenço, lá está o mais representativo acervo de obras do escultor paranaense João Turin. Além de mais de 100 peças originais nas salas de exposições, o Memorial possui um conjunto de obras em proporções heroicas que formam o Jardim das Esculturas. No Memorial Paranista está também o novo Ateliê de Esculturas, a Fundição, o Teatro Cleon Jacques e a loja #CuritibaSuaLinda.
Para completar o roteiro de visitas, no Bosque do Papa fica o Memorial da Imigração Polonesa, composto por sete casas típicas que abrigam um museu de móveis e utensílios domésticos utilizados pelos imigrantes. No Parque Tingui está o Memorial da Imigração Ucraniana, com a capela em estilo bizantino que abriga uma exposição permanente de pêssankas (ovos pintados à mão), ícones e bordados típicos.
EXPOSIÇÕES PARA VISITAR NAS FÉRIAS
Museu Municipal de Arte – Portão Cultural
Avenida República Argentina, 3430 – Portão
- O Corpo da Linha da Borda
- Reencontros em 22
- Noite Ciborgue e Natura in Data
De terça a sexta-feira, 9h às 12h e 13h às 18h
Sábado e domingo, 12h às 18h
Solar do Barão
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro
Gibiteca
- Beija-me!
- Álbum do Zequinha
De terça-feira a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Museu da Fotografia
- Horizontes
De terça a sexta-feira, 9h às 12h e 13h às 18h
Sábado e domingo, 12h às 18h
Solar da Cultura
R. Claudino dos Santos, 150
- Olhar Submerso
- Denise Roman
Terça a sexta-feira, 9h às 17h e sábados e domingos, 9h às 14h
Memorial de Curitiba
Rua Claudino dos Santos, 79 – Largo da Ordem
- Debret 1822 – Independência do Brasil
- Curitiba Tempo & Memória
Terça a sexta-feira, 9h às 12h e 13 às 18h
Sábado e domingo, 9h às 15h
Casa Romário Martins
Largo Coronel Enéas, 30 (Largo da Ordem)
- A Curityba de Cândido de Abreu
Terça a sexta-feira, 9h às 12h e 13h às 18h
Sábados e domingos, 9h às 14h
Memorial Paranista
Rua Mateus Leme, 4.700 – São Lourenço
- Exposição permanente de obras do escultor paranaense João Turin
Terça-feira a domingo, 10h às 18h
Memorial da Imigração Polonesa
Bosque do Papa – Centro Cívico
Terça-feira a domingo, 9h às 18h
Memorial da Imigração Ucraniana
Rua Dr. Mba de Ferrante, s/nº, Parque Tingui – São João
Terça-feira a domingo, 10h às 18h