21.5 C
Paraná
domingo, março 23, 2025
spot_img
InícioCiênciaAsteroide dobra a chance de atingir a Terra daqui...

Asteroide dobra a chance de atingir a Terra daqui 7 anos

spot_img

Cientistas da NASA e de outras agências espaciais ao redor do mundo estão de olho em um asteroide próximo à Terra, do tamanho de um grande edifício, que poderia impactar nosso planeta em 22 de dezembro de 2032. Batizado de 2024 YR4, o objeto espacial inicialmente tinha uma probabilidade de 1,3% de colidir com a Terra, mas agora essa chance subiu para 2,1%, ou 1 em 48, de acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Embora o asteroide seja grande o suficiente para causar danos catastróficos a uma cidade, ele não representa uma ameaça global, como o que extinguiu os dinossauros. Ainda assim, a probabilidade é alta o suficiente para que astrônomos planejem usar o Telescópio Espacial James Webb para entender melhor o tamanho e a trajetória do 2024 YR4, conforme atualização da Agência Espacial Europeia (ESA).

“A chance de impacto é muito pequena, e o asteroide é suficientemente pequeno para que os efeitos de um possível impacto sejam locais”, escreveu a ESA. “No entanto, a situação é perigosa o suficiente para merecer a atenção da comunidade global de defesa planetária.”

Determinar o tamanho exato do asteroide é crucial, já que o perigo representado por uma rocha de 40 metros é muito diferente de uma de 90 metros. Além disso, há uma chance mínima de 0,3% de o asteroide atingir a Lua, segundo David Rankin, caçador de asteroides da Universidade do Arizona.

Em uma postagem recente no Bluesky, Rankin especulou que, se o asteroide colidir com a Lua, o evento poderia ser visível da Terra, o que, para ele, seria “interessante”. Ele também afirmou que, embora o impacto pudesse ejetar material lunar em direção à Terra, é improvável que isso represente uma ameaça mortal, já que a maior parte do material queimaria na atmosfera terrestre.

Caso o 2024 YR4 atinja a Lua, a explosão teria uma força equivalente a 343 vezes a energia liberada pela bomba atômica de Hiroshima. A probabilidade de impacto com a Terra provavelmente flutuará nos próximos anos, e, geralmente, as chances de objetos próximos à Terra nos atingirem diminuem com o tempo.

Apesar disso, com uma probabilidade de 2,1%, o asteroide recebeu uma pontuação de três na Escala de Perigo de Impacto de Torino, que mede a probabilidade de colisões com asteroides. Isso significa que o encontro merece atenção de astrônomos, do público e de autoridades, de acordo com o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Curiosamente, o único outro asteroide que superou o 2024 YR4 na escala de Torino foi o Apophis, uma rocha espacial de 400 metros de diâmetro que atingiu um recorde de quatro em dezembro de 2004.

Enquanto aguardamos mais informações, a NASA já tem um teste bem-sucedido de redirecionamento de asteroides em seu histórico, o que pode ser crucial caso o 2024 YR4 se torne uma ameaça real. Por enquanto, os cientistas continuam monitorando de perto a trajetória do asteroide, enquanto o mundo aguarda para ver se precisaremos de medidas mais drásticas no futuro.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui