14.1 C
Paraná
terça-feira, janeiro 14, 2025
spot_img
InícioCiênciaAstrônomos encontram mais buracos negros com jatos de luz

Astrônomos encontram mais buracos negros com jatos de luz

spot_img

Astrônomos que investigam os misteriosos buracos negros supermassivos no coração das galáxias não estão apenas fascinados por esses gigantes cósmicos, mas também pelos enormes jatos que eles lançam no espaço a velocidades próximas à da luz. Esses jatos colossais podem se estender por milhões de anos-luz, mas os processos que os criam e aceleram ainda permanecem pouco compreendidos.

Uma equipe liderada por Anne-Kathrin Baczko, está confiante de que o Telescópio do Horizonte de Eventos (EHT) — um conjunto de oito radiotelescópios terrestres que funciona como um telescópio do tamanho do planeta — pode ajudar a esclarecer esses fenômenos.

Em 2017, o EHT foi utilizado para observar o núcleo obscurecido por poeira de uma galáxia distante, onde os jatos de buracos negros são formados e acelerados. A galáxia em questão, NGC 1052, está a cerca de 60 milhões de anos-luz na constelação de Cetus e abriga um buraco negro supermassivo com mais de 150 milhões de vezes a massa do Sol, emitindo jatos bipolares em direções opostas, como visto da Terra.

Embora promissora, a observação da NGC 1052 apresentou desafios. “O núcleo da galáxia é fraco, complexo e mais desafiador do que todas as outras fontes que já tentamos”, disse Baczko em um comunicado. “Para um alvo tão desconhecido e difícil, não sabíamos se obteríamos qualquer dado — mas a estratégia funcionou.”

As observações revelaram que a região do buraco negro emite intensas ondas de rádio com um comprimento de onda de um milímetro. Esse comprimento de onda é ideal para a criação de imagens precisas pelo EHT, conforme detalhado em um artigo. A região em questão brilha ainda mais em comprimentos de onda ligeiramente maiores, tornando-a um alvo promissor para telescópios futuros, como a nova geração do Very Large Array no Novo México ou a versão expandida do EHT, que promete capturar não apenas imagens, mas também vídeos de buracos negros.

A área ao redor do buraco negro, onde os jatos são gerados, foi identificada como semelhante em tamanho ao anel ao redor do buraco negro supermassivo M87*, que ficou famoso em 2019 como o primeiro buraco negro a ser fotografado pelo EHT, exibindo um formato de disco laranja. Os pesquisadores concluiram que a região da NGC 1052 é “grande o suficiente para ser facilmente capturada pelo EHT em plena capacidade”.

Observações anteriores do buraco negro da NGC 1052, lideradas por Baczko, descobriram que o campo magnético ao redor desse abismo cósmico é 40.000 vezes mais forte do que o campo magnético da Terra. “Esse campo é tão poderoso que provavelmente impede a matéria de cair no buraco negro”, explicou o coautor do estudo Matthias Kadler. “Isso, por sua vez, pode ajudar a lançar os dois jatos da galáxia.”

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui