No jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Athletico venceu o Belgrano por 2 a 1, de virada, com um gol em cada tempo, primeiro com Erik de cabeça e a vitória só veio no segundo tempo, através do meia Christian, de cabeça. Com o resultado, o rubro negro precisa apenas de um empate no jogo de volta, no dia 22 de agosto, em Córdoba, na Argentina, para se classificar para as quartas de final.
O Belgrano abriu o placar aos 27s de jogo, em um bate cabeça da zaga, principalmente do zagueiro Thiago Heleno, que para o sistema de jogo adotado pelo Athletico, vem sendo extremamente afobado. Velázquez cruzou da esquerda e Franco Jara tocou de cabeça para o gol de Leo Link , colocando o time argentino na frente do placar.
O empate veio aos 40m, em um cruzamento do lateral esquerdo Esquivel, Erick que vinha jogando improvisado de lateral, desviou a bola, mandando para dentro do barbante argentino.
Aos 16′, o meia João Cruz tocou para Esquivel, que deu a segunda assistência da noite. Desta vez, a bola foi na cabeça de Christian, que estufou a rede e decretou a virada.
Apesar da vitória, o Athletico mostrou algumas deficiências, principalmente quando a bola estava nos pés Cuello ou de Cannobio (perdeu um gol incrível, na frente do goleiro), ambos foram abaixo da média e pouco criaram.
Ficha técnica
Athletico Paranaense 2×1 Belgrano
CONMEBOL Sudamericana 2024: Oitavas de final – Jogo de volta
Data: 15/08/2024 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Ligga Arena
Público total: 27.275
Público pagante: 26.168
Renda: R$ 1.048.250,00
Árbitro: Gery Vargas (Bolívia)
Assistentes: José Antelo (Bolívia) e Carlos Tapia (Bolívia)
Quarto árbitro: Ivo Mendez (Bolívia)
Árbitro de Vídeo: Franklin Congo (Bolívia)
Athletico Paranaense: Léo Linck; Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Erick (Julimar, aos 12′ do 2º tempo), Fernandinho, Christian e João Cruz (Felipinho, aos 28′ do 2º tempo); Cuello (Léo Godoy, aos 28′ do 2º tempo), Mastriani (Fernando, aos 41′ do 2º tempo) e Canobbio (Di Yorio, aos 41′ do 2º tempo)
Técnico: Martín Varini
Gols: Erick, aos 40′ do primeiro tempo; Christian, aos 16′ do segundo tempo
Cartões amarelos: Thiago Heleno, Canobbio e Fernandinho
Belgrano: Ignacio Chicco; Alejandro Rébola, Matías Moreno e Nicolás Meriano (Santiago Longo, aos 39′ do 2º tempo); Juan Barinaga, Facundo Quignón (Rafael Delgado, aos 39′ do 2º tempo), Esteban Rolón (Gerónimo Heredia, aos 14′ do 2º tempo), Francisco Metilli e Juan Velázquez; Nicolás Fernández (Bryan Reyna, aos 21′ do 2º tempo) e Franco Jara (Pablo Chavarría, aos 14′ do 2º tempo)
Técnico: Juan Cruz Real
Gol: Franco Jara, a 27s do primeiro tempo
Cartões amarelos: Juan Barinaga, Facundo Quignón, Ignacio Chicco e Matías Moreno