O Athletico Paranaense derrotou o Libertad por 2 a 1, no Estádio Joaquim Américo, em Curitiba, na partida de ida das oitavas de final da Taça Libertadores, com gols de Vitor Roque e Nico Hernadez, todos no primeiro tempo.
O Furacão precisa apenas de um empate para continuar na competição, o jogo de volta acontece no dia cinco, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, derrota do Athletico por um gol leva a partida para as penalidades, uma vitória por dois ou mais gols de diferença classifica o Libertad.
O time paranaense estava desfalcado de Abner e de Pablo, substituídos por Pedrinho e Vitor Roque, de apenas 17 anos, um dos pontos altos da equipe.
O gol athleticano aconteceu aos cinco minutos, Terans tocou para Vitor Roque abrir o placar, aos cinco minutos da primeira etapa.
Villalba empatou para o Libertad, aos 19 minutos em uma falha dupla de Hugo Moura e do lateral esquerdo Pedrinho.
Mas o rubro-negro voltou a ficar na frente aos 31m, Cuello recebeu a bola e cruzou na área, o colombiano Nico Hernández mandou para as redes.
O próximo compromisso do Athletico será contra o Palmeiras, no sábado, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, para essa partida o Furacão deve usar um time alternativo, já que na terça-feira faz o jogo de volta contra o Liberdad.
Athletico Paranaense: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Nico Hernández e Pedrinho; Christian (Erick, no intervalo), Hugo Moura e David Terans (Vitor Bueno, aos 35′ do 2º tempo); Pedro Rocha (Canobbio, aos 28′ do 2º tempo), Vitor Roque (Rômulo, aos 35′ do 2º tempo) e Tomás Cuello (Matheus Babi, aos 43′ do 2º tempo)
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Gols: Vitor Roque, aos 5′, e Nico Hernández, aos 31′ do primeiro tempo
Cartão amarelo: Christian
Libertad: Martín Silva; Mayada (Piris, aos 42′ do 2º tempo), Diego Viera, Barboza e Miguel Samudio; Ramon Martínez (Mendieta, aos 9′ do 2º tempo), Campuzano, Diego Gomez (Merlini, aos 35′ do 2º tempo), Villalba (Franco, aos 9′ do 2º tempo) e Melgarejo; Roque Santa Cruz (Óscar Cardozo, aos 35′ do 2º tempo)
Técnico: Andrés San Martín
Gol: Villalba, aos 19′ do primeiro tempo
Cartões amarelos: Barboza e Campuzano