O Furacão começou a partida de ida pela Copa Sul-Americana como se fosse um timinho, recuado e deixando o Racing ter a iniciativa das jogadas, perdia quase todas as segundas bolas, com certos jogadores mostrando estarem totalmente fora de sintonia com o atual momento do Athletico, um exemplo foi o lateral Fernando, começou a partida muito mal, errando até mesmo o tempo da bola, mas apesar de tudo dar errado até os 39 minutos do primeiro tempo, João Cruz recebeu a bola do lateral esquerdo e no 1º chute a gol, o meio guardou a bola na rede.
O rubro negro poderia ter aumentado aos 42m, mas Canobbio não tem fundamento para chutar em gol, e na frente do goleiro, só atrasou a bola, para desespero dos torcedores presentes no estádio athleticano.
No segundo tempo o Ventania voltou melhor, jogando um pouco mais, tomando a iniciativa das jogadas e dando esperança de que o resultado poderia mais elástico, aos 28m, Arias fez dois milagres, defendo um chute de Christian e outro de Cuello, que novamente ficou devendo durante os 90 minutos.
A saída de Mastriani tirou o poder ofensivo do time paranaense, Pablo tem problema de fundamentos graves, como não ter tempo de bola, não saber fazer a parede e se acha um craque, mas se enrola quando tem a redondinha nos pés.
Para avançar para a semifinal, o time paranaense precisa de apenas um empate no jogo de volta, na quinta-feira, dia 26, às 21h30, no Estádio Presidente Perón, em Avellañeda, na Argentina, uma derrota por um gol de diferença, leva a decisão para os pênaltis; perder por dois ou mais gols dá a vaga para o Racing.
Mas antes da partida de volta, o Athletico tem um compromisso pelo Campeonato Brasileiro da Série, enfrenta no domingo o Criciúma, às 18h30, no Estádio Heriberto Hulse.
Ficha técnica
Athletico 1 x 0 Racing
Athletico: Mycael; Erick, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Fernando; Gabriel e Christian (Praxedes); Cuello, Zapelli (João Cruz) e Canobbio; Mastriani (Pablo). Técnico: Martin Varini
Racing: Arias; Martirena (Carbonero), Di Cesare, Santiago Sosa, Quiros e Mura; Nardoni e Almendra (Baltazar Rodriguez); Quintero, Adriano Martinez e Salas (Roger Martinez). Técnico: Gustavo Costas
Gol: João Cruz (39-1º)
Cartões amarelos: Kaique Rocha, Gabriel, Martirena
Árbitro: Cristian Garay (CHI)
Local: Arena, em Curitiba