Os atletas de Londrina, Igor Tofalini e Giovane Vieira de Paula, representaram o Brasil no Campeonato Mundial de Paracanoagem, sediado na cidade de Szeged, Hungria. Tofalini garantiu o segundo lugar no pódio, garantindo assim uma vaga nos Jogos Paraolímpicos de Paris, que têm início em setembro deste ano.
Tofalini competiu na categoria VL2, disputando a prova dos 200 metros, reservada para atletas paraplégicos, desarticulados de quadril, biamputados de membros inferiores e algumas deficiências congênitas. Ele encerrou sua performance em 51s20. “Estamos voltando para o Brasil com mais uma medalha. Isso demonstra o trabalho sério de toda nossa equipe, dos técnicos, fisioterapeutas e de toda a equipe de suporte. Paris está logo ali”, comemorou.
Enquanto isso, Vieira participou da prova de 200 metros na categoria VL3, destinada a atletas com amputação unilateral e bilateral de membro inferior, conquistando o terceiro lugar. Vieira foi um dos atletas que representaram o Brasil nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio em 2020, onde obteve a medalha de prata em sua categoria.
Ambos fazem parte da equipe Rema Londrina/ Iate Clube/ FEL, treinando no Iate Clube de Londrina e com apoio financeiro da Prefeitura de Londrina, através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) gerenciado pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
O técnico da equipe, Gelson Moreira Souza, destacou a preparação dos atletas para as competições, que ocorre tanto nos centros de treinamento da seleção, em Ilha Comprida e Curitiba, quanto em Londrina, no Iate Clube. “Tanto em Londrina quanto nos centros de treinamento, a preparação foi muito bem executada. Apesar do domínio dos europeus na canoagem, o Brasil tem alcançado resultados muito positivos”, comentou.
Moreira também enfatizou o incentivo que Tofalini e Vieira representam para os demais atletas. “Eles são exemplos. Não apenas motivam os atletas de Londrina, mas também os de todo o Brasil, que os veem como ídolos, como modelos a seguir”, concluiu.
No total, a delegação brasileira no Mundial de Paracanoagem contou com 17 canoístas, conquistando seis medalhas: dois ouros, duas pratas e dois bronzes.