Avatar: O Caminho da Água, de James Cameron, teve a opção de conseguir o que poucos blockbusters de Hollywood conseguiram ultimamente: entrar nos cinemas chineses. No entanto, após o lançamento do filme na China, alguns executivos de estúdio da China declararam publicamente que o filme é impróprio para o público chinês.
O Global Times relatou que Yu Dong, CEO do Bona Film Group, falou no 4º Festival Internacional de Cinema de Hainan e disse: “Os telespectadores chineses não vão gostar [de O Caminho da Água].” Ele então promoveu filmes nacionais, incluindo a próxima sequência de Terra à Deriva, que ele previu que superaria o de Cameron nas bilheterias.
Seus comentários pareciam estar em desacordo com os dos críticos chineses, que elogiaram a sequência de Avatar, e do público chinês, que pode ter argumentado contra as afirmações de Yu nas redes sociais. Na verdade, as primeiras projeções e o desempenho financeiro do filme sugerem que ele estava no caminho certo para um sucesso sólido. Foi inicialmente antecipado pelo governo de etiquetagem Maoyan para adquirir cerca de US $ 357 milhões na indústria cinematográfica chinesa ao longo de sua execução. Devido em grande parte ao impacto de um surto de coronavírus (Covid-19) que está se espalhando rapidamente por toda a China, essas estimativas foram recentemente reduzidas para US$ 143 milhões.
As restrições do coronavírus (Covid-19), que incluíam testes frequentes e bloqueios severos, foram atenuadas bem a tempo do surto. A política “Zero-Covid” implementada pelo governo liderado pelo Partido Comunista resultou em protestos generalizados que eclodiram em várias cidades. No entanto, apesar da remoção de muitas restrições, os clientes continuam evitando as salas de cinema por preocupação com o vírus. De acordo com as informações mais recentes fornecidas pela mídia estatal chinesa, mais de 10.000 teatros ainda estão abertos.
Apesar de a cota oficial permanecer em 34, a China restringiu significativamente o número de filmes de Hollywood exibidos na China desde o auge da pandemia. Acredita-se que a relutância seja parte de uma mudança cultural mais ampla, centrada no nacionalismo e na promoção da mídia feita nos Estados Unidos, entre outras coisas. Isso inclui filmes de propaganda como A Batalha no Lago Changjin, que arrecadou US$ 902 milhões em todo o mundo e foi encomendado pelo Partido Comunista Chinês. Ele superou muitos filmes de Hollywood lançados durante o mesmo período.
O primeiro filme de Hollywood a ser vendido em toda a China desde Minions é O Caminho da Água. Sucessos de bilheteria semelhantes, como Venom, Doutor Estranho e outros aparentemente foram banidos por um motivo ou outro, ou nunca receberam uma data de lançamento, embora tenham sido aprovados pelos censores.