Se você estiver sentindo a garganta arranhada, como uma gilette estive cortando ela, você pode estar com a Ômicron, uma variante menos letal da Covid-19 que a partir de 2020 trouxe vários transtornos para a população brasileira e mundial
Ao contrário da Covid, quando os pacientes expostos a alguém com a doença, esperava dias pela infecção, agora, com a variante Ômicron, o período é menor.
Agora com a chegada de uma nova cepa da Ômicron, a BA.4.6., os cientistas estão pesquisando ao período de incubação da doença, que pode ser mais rápida que a BA.4 ou a BA.5.
Nos Estados Unidos a BA.4.6 encaminha para ser a cepa dominante e superar a BA.5.
Segundo as autoridades americanas, a BA.4.6 está na América desde pelo menos maio, até algumas semanas permaneceu abaixo de 2%, mas a partir de julho começou gradualmente crescer, mesmo com a BA.5 continuasse a subir também.
Nesta semana o CDC divulgou um relatório apontando que a Cepa é responsável por 7,5% dos casos.
O portal Dealine indicou que esse sobe e desce começa a ser um verdadeiro problema quando as proporções variantes são divididas regionalmente.
O Brasil ainda infelizmente não detalha semanalmente quais são as cepas dominantes e as subdominantes.
Na área definida principalmente pela Califórnia, Arizona e Nevada, BA.4.6 fica atrás até mesmo de BA.4, com participações de 2,8% e 3,3%, respectivamente. BA.5 na região é de 93% e está crescendo.
Compare isso com a região agrupada pelo CDC de Nebraska, Iowa, Kansas e Missouri, onde BA.4.6 aumentou para 17,2% de todos os novos casos sequenciados, e BA.5 na verdade caiu pela primeira vez na semana passada para 78,5%. Ele atingiu um pico de 80% na primeira semana de agosto e caiu ligeiramente nas três semanas desde então. Durante o mesmo período de tempo BA.4.6 quase dobrou nesses estados de 8,7%.
A boa notícia é que, em todos esses quatro estados, os números do Covid caíram em todos os aspectos, é bom lembrar que nos Estados Unidos atualmente o período é de verão e com a chegada do outono os casos podem aumentar novamente.
De acordo com uma análise dos dados do GISAID, a nova variante Ômicron tem uma vantagem de crescimento de 16% sobre BA.5, o que torna ainda mais bizarro o fato de ter superado BA.5 em algumas áreas dos EUA, enquanto faz pouco progresso em outras.
As razões para essas diferenças de região não são claras. A diretora de saúde pública de Los Angeles, Barbara Ferrer, disse ao Los Angeles Times na semana passada.
“Não sei se há alguma relação com o meio ambiente, o clima ou condições particulares, incluindo o status de vacinação dos moradores dessas comunidades, bem como infecções anteriores que as pessoas experimentaram”, disse ela. “É difícil para nós realmente provocar tudo da Califórnia aqui. Eu sei que precisamos assistir com cuidado.”
De acordo com dados citados pelo Times, “BA.4.6 constitui apenas 1,5% dos casos no condado de L.A., uma taxa que permanece relativamente a mesma em comparação com a semana anterior”.
Os dados do GISAID mostram que em muitos outros países onde o BA.4.6 fez incursões significativas, ele rapidamente se desvaneceu diante de outra nova variante Ômicron fortemente mutada, apelidada de BA.2.75. Foi sequenciado pela primeira vez em maio na Índia, onde se espalhou rapidamente.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, “BA.2.75 tem nove mutações adicionais no pico em comparação com BA.2.” Algumas dessas adaptações podem permitir que o vírus se ligue às células com mais eficiência, disse Matthew Binnicker, diretor de virologia clínica da Clínica Mayo em Rochester, Minnesota.
Em países como Espanha, Alemanha, Reino Unido, Irlanda e Itália, onde BA.4.6 inicialmente abriu caminho contra o domínio quase uniforme de BA.5, BA.2.75 derrotou ambos os predecessores e se tornou dominante.
Embora BA.2.75 esteja presente nos EUA, é apenas um pontinho. Ele nem é rastreado especificamente no painel de proporções de variantes do CDC, mas integrado à linhagem pai BA.2, que atualmente está em 0%. L.A., um dos maiores condados do país, sequenciou apenas quatro casos até o momento. Se BA.2.75 faz incursões aqui neste outono e inverno é uma incógnita.