25.5 C
Paraná
quinta-feira, julho 4, 2024
spot_img
InícioSaúdeBacteria causa a obesidade, saiba como se livrar dela

Bacteria causa a obesidade, saiba como se livrar dela

spot_img

Em um novo experimento, os pesquisadores alimentaram um grupo de ratos com alimentos “obesogênicos”, ricos em gordura e carboidratos, além de chocolate. Cerca de 22% dos ratos desenvolveram comportamento de compulsão alimentar.

Em seguida, os cientistas expuseram outro grupo de ratos, ajustados para ter níveis mais altos de bactérias benéficas em seus intestinos, ao mesmo tipo de alimento. Nenhum desses ratos apresentou comportamento compulsivo.

O próximo passo, segundo Martin-Garcia, é aumentar os níveis de bactérias benéficas em camundongos que já apresentam transtorno alimentar, para verificar se as bactérias podem normalizar o comportamento alimentar. Se os resultados forem positivos, a equipe planeja iniciar testes para verificar se a alteração do microbioma humano pode ajudar a controlar a alimentação.

A relação entre os micróbios intestinais e a saúde tem ganhado destaque, disse a Dra. Mariana Byndloss, codiretora do Vanderbilt Microbiome Innovation Center. “A conexão entre intestino e cérebro é um tema muito discutido atualmente”, afirmou Byndloss.

Apesar de os autores terem demonstrado uma associação entre certas bactérias e a compulsão alimentar, as bactérias podem não ser a causa direta do problema, explicou Byndloss, professora assistente do Centro Médico da Universidade Vanderbilt. Níveis baixos dessas bactérias podem ser um marcador de compulsão alimentar, ou podem estar contribuindo para problemas futuros.

“Há evidências fortes de que a microbiota contribui para várias doenças”, disse Byndloss. “Sabemos que hábitos alimentares saudáveis, ricos em vegetais e fibras complexas, promovem um microbioma mais saudável que pode proteger contra doenças crônicas.”

Pesquisas anteriores já ligaram bactérias do microbioma a diversas condições de saúde, afirmou o Dr. Daniel Wang, especialista em microbioma e professor assistente do Brigham and Women’s Hospital, da Harvard Medical School e da T.H. Chan School of Public Health. Em 25 de junho, Wang e seu grupo publicaram um estudo na Nature Medicine associando certos padrões bacterianos intestinais a um risco maior de diabetes.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui