InícioDestaquesBactérias podem ser a chave para permitir que humanos...

Bactérias podem ser a chave para permitir que humanos respirem em Marte

spot_img

Um dos maiores obstáculos enfrentados pelo objetivo da NASA de colocar humanos em Marte é fornecer consumíveis muito necessários, como água, oxigênio e comida. O objetivo atual é encontrar maneiras de produzir esses itens no planeta, o que ajudaria a reduzir o quanto precisamos transportar da Terra para Marte. Graças às bactérias, os cientistas podem ter encontrado uma solução para pelo menos um desses problemas, dando aos humanos uma maneira de criar oxigênio em Marte. A informação é do portalBGR.

A NASA já está investigando a tecnologia que deve nos permitir respirar em Marte. Mas agora, os cientistas querem dar um passo adiante criando oxigênio no próprio planeta.

Os cientistas publicaram suas descobertas pela primeira vez em fevereiro de 2021. Em um comunicado de imprensa, os cientistas destacaram a importância de obter consumíveis importantes da própria Marte. Quando colocamos botas humanas no chão, obter essas coisas da Terra seria caro, especialmente a longo prazo.

Cianobactéria

Com a cianobactéria, porém, os cientistas acreditam que poderiam criar oxigênio em Marte, permitindo-nos respirar livremente no Planeta Vermelho.

“As cianobactérias têm sido apontadas como candidatas a impulsionar o suporte biológico à vida em missões espaciais, já que todas as espécies produzem oxigênio através da fotossíntese, enquanto algumas podem fixar nitrogênio atmosférico em nutrientes”. diz o comunicado de imprensa.

Mas o que torna esta bactéria tão especial? Para começar, todos os tipos de cianobactérias usam a fotossíntese para produzir oxigênio a partir do dióxido de carbono. Além disso, a bactéria já se mostrou resiliente, pois sobrevive em alguns dos ambientes mais hostis do nosso planeta. Por causa desses dois fatores, muitos acreditam que eles podem ser a chave para permitir que os humanos criem oxigênio em Marte.

Tornando-o adequado para o ambiente marciano

Marte

Mas, antes que possamos usar cianobactérias para criar oxigênio em Marte, temos que encontrar uma maneira de fazê-lo crescer lá. Enquanto muitos acreditam que poderia sobreviver ao ambiente hostil, a atmosfera marciana tem menos de 1% da pressão total da Terra. Como tal, as bactérias são incapazes de crescer diretamente na atmosfera. Mas criar uma atmosfera semelhante à da Terra em Marte seria muito caro.

É por isso que um grupo de cientistas, incluindo o astrobiólogo Cyprien Verseux, criou um biorreator chamado Atmos. Abreviação de Atmosphere Tester for Mars-bound Organic Systems, Atmos permitiu que os cientistas testassem condições atmosféricas semelhantes a Marte. O objetivo era descobrir quais condições atmosféricas permitiam que as cianobactérias crescessem mais facilmente.

Poderíamos então usar essa informação para fazer pequenas mudanças atmosféricas em Marte. Isso permitiria que as cianobactérias crescessem nessas condições. Isso permitiria que eles criassem oxigênio em Marte. Eles descobriram que o tipo específico de cianobactéria que eles usaram, Anabaena, cresceu sob todas as condições que eles tentaram. Como tal, eles provaram que cianobactérias produtoras de oxigênio podem ser cultivadas em Marte a baixa pressão sob condições controladas.

Além disso, porém, é o fato de que eles conseguiram provar que pode crescer com ingredientes locais exclusivos de Marte. Isso significa que não precisaríamos importar gases ou qualquer outro material para fazer o processo acontecer. Claro, ainda há muito trabalho a ser feito antes que possamos usar essas cianobactérias para criar oxigênio em Marte.

Pode não ser uma solução imediata para tornar Marte habitável. Mas os cientistas pelo menos têm uma base sobre a qual construir.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui