Um método mais eficaz para capturar carbono da atmosfera e armazená-lo no oceano foi descoberto por cientistas. Um novo estudo descreve um método direto de captura de carbono que transforma o CO2 atmosférico em bicarbonato de sódio, que pode ser armazenado com segurança na água do mar.
O custo da captura de carbono é um desafio. Como o gás está diluído no ar, capturá-lo e liberá-lo requer mais energia. O novo estudo criou um sistema três vezes mais eficaz ao combinar duas das técnicas de captura anteriores. “Um aspecto único do nosso trabalho é essa capacidade simples de capturar CO2 em grande quantidade em um pequeno volume de material”, disse Arup SenGupta, principal autor do estudo. Este material pode ser produzido muito rapidamente em uma capacidade muito alta.”
Segundo especialistas, o oceano é um “sumidouro infinito” de CO2 e, de acordo com a New Scientist, adicionar bicarbonato de sódio não prejudica o meio ambiente. “Alcalinidade mais alta também significa mais atividade biológica”, explicou SenGupta. isso significa que haverá mais CO2 armazenado. O novo método foi descrito como “muito poderoso” por Stuart Haszeldine, da Universidade de Edimburgo, que também afirmou que o oceano “tem uma imensa capacidade de armazenamento acessível de CO2 com duração de centenas a milhares de anos”.
Não obstante, os especialistas alertam que a indústria de captura de carbono deve ser totalmente ampliada para ter sucesso na mudança ambiental. ” De acordo com Myles Allen, da Universidade de Oxford, “a única maneira de isso acontecer na escala necessária é tornar a venda contínua de combustíveis fósseis uma condição de licenciamento”. inimaginável assim que ocorre.”