Um dos maiores coletores e estudiosos de plantas do Brasil faleceu em 2013, Gerdt Hatschbach, o ambientalista doou de 80 mil espécies de plantas para o Jardim Botânico de Curitiba, agora ganhou uma biografia, escrita por Cyntia M. Wachowicz Faust, Elaine Aparecida Dias da Costa, Gabriel Brum Perin e Gustavo Pitz, “Gerdt Hatschbach e Museu Botânico – uma só biografia”, pela Máquina de Escrever Editora, cujo lançamento ocorre no dia seis de dezembro, às 18h30, na Livraria Teleranha, com entrada gratuita.
De origem germânica e nascido em Curitiba, Gerdt Guenther Hatschbach (1923–2013) foi um dos maiores coletores e estudiosos de plantas do Brasil, além de um defensor dedicado da preservação ambiental. Reconhecido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com o título de Doutor Honoris Causa, Gerdt coletou e catalogou mais de 80 mil espécies de plantas. O acervo pessoal deu origem ao Museu Botânico Municipal, hoje situado no Jardim Botânico de Curitiba, um dos pontos turísticos mais visitados na capital do Paraná.
Publicado no centenário de nascimento de Gerdt, o livro busca preservar a memória e o legado deste importante botânico.
Sobre os autores
- Cyntia Maria Wachowicz Faust: Engenheira agrônoma, ex-professora de Botânica e Fisiologia Vegetal na PUCPR. É idealizadora do blog Turistória e diretora do Instituto Ruy Wachowicz de Cidadania.
- Elaine Aparecida Dias da Costa: Bióloga e mestre em Ciências e Tecnologias Ambientais. Apaixonada por botânica, conheceu Gerdt Hatschbach durante uma visita ao Museu Botânico Municipal.
- Gabriel Brum Perin: Historiador e mestrando pela UFPR. Atua como professor e pesquisador, contribuindo para a construção deste projeto.
- Gustavo Pitz: Historiador e professor da rede pública de ensino do Paraná. Curitibano, dedica-se a pesquisar histórias e personalidades ligadas à cidade.
Serviço
- Evento: Lançamento do livro “Gerdt Hatschbach e Museu Botânico – Uma Só Biografia”.
- Sessão de autógrafos: Presença dos autores.
- Data: 6 de dezembro.
- Horário: 18h30.
- Local: Livraria Telaranha – R. Ébano Pereira, 269, Centro, Curitiba.
- Mais informações: www.editoramaquinadeescrever.com.br