InícioEconomiaBitcoin vs. Litecoin: Qual é a diferença?

Bitcoin vs. Litecoin: Qual é a diferença?

spot_img

Desde que o Bitcoin foi fundado, centenas de outras criptomoedas foram bifurcadas ou criadas. Litecoin (LTC), um fork do Bitcoin, é uma dessas altcoins – o termo para criptomoedas que não são Bitcoin. Embora o Litecoin seja baseado no mesmo método de blockchain e verificação subjacente do Bitcoin, várias diferenças importantes podem ajudá-lo a decidir qual é o certo para seus interesses e objetivos.

Bitcoin
Bitcoin foi a primeira novidade para o lançamento de uma mudança, e a moeda trocável. Ele se baseia no poder de computação descentralizado e para manter a validade e a segurança de um banco de dados centralizado, chamado blockchain. A informação é do portal Investopedia.

Algumas propriedades notáveis do Bitcoin que o tornam único são:

* Prova de trabalho: O mecanismo de consenso e o processo de validação que usa o poder computacional das GPUs – e, em menor grau, CPUs – para verificar transações e blocos no blockchain.
* Ele usa SHA-256: A função de hash criptográfico que criptografa o blockchain. A função hash converte a entrada em uma saída de comprimento fixo para criptografá-la.

Litecoin
O Litecoin foi lançado em 2011 pelo ex-engenheiro do Google Charlie Lee, que anunciou o lançamento da “versão lite do Bitcoin” por meio de uma mensagem postada em um fórum popular Bitcoin.1

Desde sua fundação, o Litecoin foi visto como sendo criado em reação à tendência do Bitcoin de gravitar em direção à centralização.

Por esse motivo, o Litecoin adota muitos dos recursos do Bitcoin que Lee e outros desenvolvedores sentiram que estavam funcionando bem para o Bitcoin em seus estágios iniciais. O Litecoin tem outros aspectos que a equipe de desenvolvimento sentiu que poderiam ser melhorados. Algumas das propriedades notáveis do Litecoin são:

* Prova de trabalho: o Litecoin usa prova de trabalho, mas depende apenas do acesso a grandes quantidades de memória, em vez do poder de computação da unidade central de processamento (CPU) ou da unidade de processamento gráfico (GPU).

* Usa Scrypt: Litcoin emprega Scrypt para sua função de hash. O Scrypt usa SHA-256, mas inclui requisitos de memória muito mais altos para prova de trabalho. Isso supostamente diminui sua dependência das unidades lógicas aritméticas da GPU (ALUs) e, portanto, das máquinas de mineração ASIC. No entanto, as máquinas de mineração Scrypt ASIC foram criadas em 2021, portanto, o Litecoin pode precisar encontrar outra solução.

Principais diferenças
A diferença mais significativa entre Litecoin e Bitcoin é sua função de hash. Como mencionado anteriormente, o Bitcoin usa SHA-256, que é processado muito rapidamente nas ALUs das unidades de processamento gráfico.2

Capitalização de mercado
Outra área em que Bitcoin e Litecoin diferem significativamente é sua capitalização de mercado, o valor total de mercado em dólares de todas as moedas criadas. O Bitcoin é mais popular devido à sua capacidade de ser minerado por grandes fazendas e pools de mineração; Além disso, a demanda por ele aumentou tanto que comanda uma taxa de câmbio muito alta de criptomoeda para dólar. O Litecoin tem uma capacidade de mercado muito menor porque o Bitcoin tem uma oferta menor e uma demanda maior.

Distribuição
Outra das principais diferenças entre Bitcoin e Litecoin diz respeito ao número total de moedas que cada criptomoeda pode produzir. É aqui que o Litecoin se distingue. A rede Bitcoin nunca pode exceder 21 milhões de moedas, enquanto o Litecoin pode acomodar 84 milhões de moedas.34

Em teoria, isso parece uma vantagem significativa para o Litecoin; no entanto, a oferta e a demanda geralmente ditam os preços de commodities e investimentos, juntamente com os sentimentos dos consumidores e investidores. Ambos parecem acreditar que o Bitcoin se alinha com seus interesses, valores e objetivos financeiros, então seu preço reflete isso.

Velocidade de transação
Embora tecnicamente as transações ocorram instantaneamente nas redes Bitcoin e Litecoin, é necessário tempo para que essas transações sejam confirmadas por outros participantes da rede. A Litecoin foi fundada com o objetivo de priorizar a velocidade das transações.

O tempo médio de confirmação de transação da rede Bitcoin (o tempo que leva para um bloco ser verificado e adicionado ao blockchain) é de cerca de nove minutos por transação. No entanto, isso pode variar muito dependendo do tráfego da rede. O valor equivalente para o Litecoin é de aproximadamente dois minutos e meio.56

O Litecoin é melhor que o Bitcoin?
O que é melhor depende de seus objetivos, o que você quer fazer com suas moedas e suas opiniões sobre criptomoedas. Litecoins são gerados mais rápido que o Bitcoin, mas o Bitcoin vale mais. O Bitcoin pode ser melhor se você quiser mais valor por moeda, enquanto o Litecoin pode ser melhor se você quiser mais moedas com um valor menor.

Quantos Litecoins restam?
Litecoin tem um limite de 84 milhões de moedas. Havia 70,52 milhões em 18 de junho de 2022, então, naquela data, havia cerca de 13,48 milhões restantes.7

O Litecoin tem futuro?
O futuro do Litecoin depende dos sentimentos dos consumidores e investidores. Regulamentos governamentais, condições econômicas, criptomoeda patrocinada pelo governo e muito mais também podem afetar a criptomoeda. É possível que os avanços tecnológicos possam até tornar as criptomoedas obsoletas.

Por que o Litecoin é tão barato?
O Litecoin tem uma taxa de câmbio LTC/USD mais baixa e menos poder de compra porque tem uma oferta maior e menor demanda do que outras criptomoedas. Isso se deve em grande parte às perspectivas do consumidor e do investidor – se um meio de troca pode comprar mais bens, vale mais. Se uma mercadoria ou investimento tiver um valor mais alto para as pessoas, elas pagarão mais por isso. Atualmente, o Bitcoin é percebido como um ativo mais valioso, por isso vale mais.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui