Autoridades brasileiras e argentinas estão mobilizadas para capturar um jacaré que foi avistado em um lago na fronteira entre os dois países. O animal foi localizado no Lago Internacional da Amizade, que se estende pelos municípios de Dionísio Cerqueira (SC), Barracão (PR) e Bernardo de Irigoyen, na província argentina de Misiones.
O jacaré foi introduzido no lago por uma pessoa ainda não identificada e foi avistado pela primeira vez na terça-feira (26), gerando preocupação na população local. Ao perceberem o animal na área, moradores acionaram as autoridades.
A operação de captura está sendo coordenada pela 12ª unidade regional de polícia de Bernardo de Irigoyen, com o apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA) de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina.
Embora ainda não se saiba a espécie ou a procedência do jacaré, uma das poucas informações disponíveis é que o animal tem porte médio. A região em torno do lago é bastante visitada por moradores e turistas, o que eleva a preocupação com a segurança. O principal receio é que, por estar fora de seu habitat natural, o jacaré não consiga encontrar alimentos adequados, o que poderia torná-lo uma ameaça à população local.
A intendência municipal de Bernardo de Irigoyen informou que o objetivo das autoridades é resgatar o jacaré e transferi-lo para uma área menos urbanizada, longe do risco de interação com pessoas.
Leia também: