Quando todos pensavam que a seleção canarinha estava no fundo do poço, eis que de repente, não mais que de repente, o Brasil desencanta nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, com uma goleada de 4 a 0 sobre o Peru, vice lanterna da competição, com seis pontos ganhos.
Dorival Junior teve sorte, descobriu que Vinicius Junior, Paquetá e Rodrigo são dispensáveis para a escalação do selecionado, Abner, Bruno Guimarães, Gerson, Igor Jesus e Luiz Henrique construíram a espinha dorsal que o treinador procurava, consolidando a tese de que os jogadores atuando no país são mais produtivos que um time de medalhões que entram em campo para cumprirem uma obrigação.
O Brasil teve momentos inspirados, principalmente no segundo tempo, após as entradas de Andreas Pereira e Luiz Henrique, ambos contribuíram para a equipe deslanchar, o terceiro gol foi do meia nascido na Bélgica, um lindo voleio, e o quarto do atacante do Botafogo, de fora da área.
O resultado tirou a pressão dos ombros de Dorival Junior, já que o escrete canarinho chegou a segunda vitória seguinte, se consolidou na quarta colocação com 16 pontos, mesma pontuação do terceiro colocado, o Uruguai e seis pontos atrás do líder Argentina, com 22, e três da vice-líder Colômbia.
O Brasil volta a campo em novembro, no dia 14 enfrenta a Venezuela fora de casa e no dia 19, o Uruguai, no Estádio da Fonte Nova, em Salvador, na Bahia.
Ficha técnica
Brasil 4 X 0 Peru
Brasil – Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães (André) e Gerson; Raphinha (Endrick), Rodrygo (Andreas Pereira) e Savinho (Luiz Henrique); Igor Jesus (Matheus Pereira). Técnico: Dorival Júnior
Peru – Gallese; Miguel Araujo, Carlos Zambrano e Callens; Advíncula (Polo), Cartagena, Castillo (Sonne), Peña (Murrugarra) e López; Flores (Grimaldo) e Reyna (Ramos). Técnico: Jorge Fossati
Gols – Raphinha, aos 37 minutos do primeiro tempo, Raphinha, aos 8, Andreas Pereira, aos 26, e Luiz Henrique, aos 28 do segundo tempo
Árbitro – Esteban Ostojich (Uruguai)
Cartões amarelos – Gallese, Castillo, Reyna, Vanderson e Cartagena
Público – 60.139 torcedores
Renda – Não disponível
Local – Estádio Mané Garrincha, em Brasília.