Um ato de moradores locais evitou uma tragédia maior após uma colisão envolvendo um ônibus escolar, que transportava 19 estudantes, e dois caminhões na BR-376 em Ortigueira, nos Campos Gerais do Paraná. Antes da chegada dos socorristas, eles resgataram as vítimas do veículo tombado.
O acidente ocorreu no km 326 da rodovia. O ônibus, de responsabilidade da prefeitura local, levava 21 pessoas no total, sendo 19 alunos, o motorista e uma professora. Dos estudantes, 13 são da rede estadual e 6 da rede municipal.
Eles foram prontamente encaminhados a hospitais e unidades de saúde em Ortigueira, Telêmaco Borba e Ponta Grossa. O caso mais grave é de um adolescente de 14 anos, que se encontra na UTI do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais.
O caminhoneiro João Paulo Batista foi um dos heróis que agiram rápido. Ele arrancou uma janela do ônibus tombado em uma ribanceira e começou a retirar as vítimas, relatando: “As crianças gritavam: ‘Tio, ajuda’. Entramos e vimos todos machucados, gritando. Não sabíamos o que fazer, começamos a chorar. Fomos retirando um a um. Esse resgate ficou marcado”.
O auxiliar de estoque Deivid Martins Cordeiro também participou do dramático resgate. “Ele (João) começou a passar as crianças e fui retirando. Outras pessoas chegaram e pedíamos ajuda a quem passava. Um foi ajudando o outro até a chegada do Samu”, contou.
Segundo a PRF, um caminhão teve o semirreboque tombado, invadindo a pista contrária onde trafegavam o ônibus e outro caminhão. O ônibus tentou desviar, mas colidiu lateralmente com o primeiro veículo, enquanto o segundo o atingiu por trás. Com o impacto, caiu em uma ribanceira e tombou.
A polícia informou que o motorista do ônibus ficou preso às ferragens, mas nem ele nem os caminhoneiros tiveram ferimentos graves. A Polícia Civil iniciou investigações para apurar as causas do acidente.