28.4 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img
InícioSaúdeCasos de câncer de mama podem chegar a 74...

Casos de câncer de mama podem chegar a 74 mil em 2024

spot_img

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), que projeta 73.610 novos casos para 2024. Esses dados alarmantes ressaltam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Com esse foco, a Assembleia Legislativa do Paraná promove mais uma edição da campanha Outubro Rosa, com uma série de ações voltadas à conscientização e combate à doença, incluindo uma exposição fotográfica, a distribuição de cartilhas informativas e um debate público com especialistas.

A campanha, representada pelo tradicional laço cor-de-rosa, busca conscientizar a população e profissionais de saúde sobre as medidas de prevenção e o cuidado integral, não apenas em relação ao câncer de mama, mas também ao de colo do útero, reforçando a importância do diagnóstico precoce. No dia 1º de outubro, a sede da Assembleia, no Centro Cívico, será iluminada de rosa para chamar a atenção da sociedade para a necessidade de cuidados com a saúde. A iluminação rosa permanecerá até o dia 15, quando será substituída pelo verde, em apoio à campanha Outubro Verde, que visa conscientizar sobre os direitos das pessoas com nanismo.

Especialistas participam de audiência

Uma audiência pública intitulada “Juntas na Luta Contra o Câncer de Mama”, será realizada no dia 15 de outubro, a partir das 9 horas, no Plenarinho Gabriel Luiz Sampaio, reunindo médicos, especialistas, representantes do Governo, do Ministério Público e de instituições que apoiam e dão suporte às pacientes com câncer e suas famílias. O debate ocorre por proposição da deputada Mara Lima (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, contando com o apoio da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia, comandada pela deputada Cloara Pinheiro (PSD) e do Instituto Inovação e Ensino em Saúde (INTES).

A deputada Cantora Mara Lima destaca que o mês de outubro é dedicado, anualmente, à conscientização sobre a necessidade do autoexame, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Inclusive, a parlamentar é a autora da lei estadual 16.935/2011, que instituiu a campanha Outubro Rosa no Paraná. A iniciativa visa a promoção de ações para a propagação de informações educativas e preventivas, voltadas à saúde das mulheres. De acordo com Mara Lima, é fundamental que as mulheres se cuidem, façam o autoexame e visitem o médico regularmente.

“Como Procuradora da Mulher, sinto-me especialmente comprometida com a defesa dos direitos e da saúde das mulheres”, afirma a deputada Cloara Pinheiro. “O câncer de mama é um dos maiores desafios que enfrentamos, e a luta contra ele não deve ser travada somente em hospitais e clínicas, mas também aqui, nas instituições que representam a voz do povo paranaense. Nosso compromisso vai além da conscientização, devemos garantir que todas as mulheres tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, incluindo mamografias e tratamentos adequados e assegurar que não haja barreiras financeiras, geográficas ou culturais para o acesso a esses serviços”, sublinhou a Procuradora da Mulher.

Exposição valoriza a vida

Antes da audiência pública, ainda no dia 7 de outubro, acontece a abertura da exposição “Outubre-se”, às 13h30, no Espaço Cultural, uma iniciativa da Procuradoria da Mulher da Assembleia. Ela reúne ensaios fotográficos feitos por César Roman e Sílvia Roman com mulheres em tratamento contra o câncer – ou que já encerraram os procedimentos, representando a valorização da vida e a prevenção. Conforme a organização da mostra, cada uma das nove imagens apresenta os “melhores médicos do mundo”: a luz do sol, a dieta, o exercício, descanso, autoestima, amizade, autocuidado, solidariedade e fé.

Eles explicam que projeto fotográfico foi idealizado a partir de uma citação de Charles Chaplin – ator, comediante, diretor, compositor, roteirista, cineasta, editor e músico britânico, e concretizado através de parcerias e apoiadores da ONG Anjos sem Asas. A produção das mulheres leva a assinatura de Beto Bravo; enquanto, a produção de figurino, acessórios e complementos foi feita por Lu Filizola e Dan Torres; o tratamento de imagem é de David Ernst, e os textos são assinados por Silvia Roman. A curadoria da mostra fotográfica é de Daniel Marques. A exposição permanecerá aberta à visitação, no horário das 9 às 17 horas, até o dia 11 de outubro.

Cartilha traz importantes orientações

Só mulheres podem ter câncer de mama? Essa é uma das perguntas em destaque na cartilha elaborada especialmente para auxiliar na disseminação das informações durante esta edição da campanha Outubro Rosa.  Na sequência, o documento traz um grande alerta: “homens também podem ser diagnosticados com câncer de mama. No entanto, a doença é bastante rara dentre a população masculina, perfazendo 1% dos diagnósticos de câncer de mama”, orienta. Intitulada “Nós por Elas – Juntos no Combate ao Câncer”, a cartilha foi elaborada com linguagem simples e objetiva, e será distribuída durante a campanha, na abertura da exposição e na audiência pública.

Outro trecho da publicação, que desperta imediatamente o interesse dos leitores, está relacionado a importância de se fazer exames de rotina. “Alguns sinais e sintomas merecem atenção: nódulos ou caroços palpáveis nas axilas, pescoço ou mama; desconforto mamário não relacionado ao ciclo menstrual; mamilo invertido; mamilo dolorido; vermelhidão da pele da mama; secreção com sangue pelo mamilo; mudanças na forma ou textura do mamilo ou mama; inchaço dos gânglios das axilas”, sublinham os autores. Ali também é apresentada a Lei 11.664/2008, que assegura o exame mamográfico para as mulheres com idade superior a 40 anos. Essa legislação dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo do útero e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A publicação é resultado de um projeto desenvolvido em conjunto pelo Instituto Inovação e Ensino em Saúde (INTES), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia e a Aliança Internacional para Redução de Agravos em Saúde (AIRAS). Assinam como responsáveis técnicos o Dr. Alexei Peter dos Santos, médico oncologista de Porto Alegre e a Drª Maria Cristina Figueroa Magalhães, médica oncologista de Curitiba.

Kits de higiene para mulheres de Colombo

A empatia e o acolhimento ganham uma nova dimensão durante o período da campanha do Outubro Rosa com uma ação especial direcionada a União das Mulheres de Colombo, entidade que funciona no município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC): entre os dias 7 e 28, a Procuradoria da Mulher estará recebendo doações de produtos de higiene, especialmente, hidratantes, lenços umedecidos e desodorantes, itens essenciais para o bem-estar e a dignidade de todas. As doações, por menor que sejam, podem trazer um sorriso e um pouco mais de conforto para quem precisa. Os produtos arrecadados vão compor um kit de higiene, beneficiando mulheres que enfrentam grandes desafios, diariamente, e recebem apoio da entidade. É um gesto que vai fazer a diferença na vida de muitas famílias e tem a intenção de reforçar os sentimentos de irmandade, solidariedade e sororidade. Quem quiser, e puder contribuir, deve entregar as doações diretamente na sala da Procuradoria, que funciona no 3º andar do prédio administrativo da Assembleia Legislativa (Praça Nossa Senhora de Salete – Centro Cívico – Curitiba – PR).

Serviço:

Assunto: Abertura da exposição “Outubre-se”

Dia: 07 de outubro

Horário: 13h30

Local: Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paran

Praça Nossa Senhora de Salete – Centro Cívico – Curitiba – PR

Assunto: Audiência pública “Juntas na Luta Contra o Câncer de Mama”

Dia: 15 de outubro

Horário: 9 horas

Local: Plenarinho Gabriel Luiz Sampaio, na Assembleia Legislativa do Paraná

           Praça Nossa Senhora de Salete – Centro Cívico – Curitiba – PR

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui