21.1 C
Paraná
sábado, dezembro 21, 2024
spot_img
InícioCiênciaCientistas descobrem conexão entre a Covid-19 e o desenvolvimento...

Cientistas descobrem conexão entre a Covid-19 e o desenvolvimento de Alzheimer

spot_img

À medida que a Covid-19 entra no seu terceiro outono e inverno, os cientistas ainda estão tentando entender os efeitos a longo prazo do vírus. E uma nova pesquisa da Case Western Reserve University sugere que pessoas mais velhas que contraíram a Covid-19 tiveram um grande impedimento para sua saúde.

O estudo, publicado no Journal of Alzheimer’s Disease, descobriu que pessoas com mais de 65 anos que tiveram Covid-19 desenvolveram a doença de Alzheimer dentro de um ano a mais do que seus pares sem Covid-19. Foi descoberto que é 50% a 80% mais provável. Seu risco era maior ainda em mulheres com mais de 85 anos.

“Os fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença de Alzheimer foram mal compreendidos, mas duas peças consideradas importantes são infecções anteriores, especialmente infecções virais e inflamação”, disse a coautora do estudo Pamela Davis, MD, Ph.D., em um estudo nota de imprensa. “Como a infecção por SARS-CoV2 foi associada a anormalidades do sistema nervoso central, incluindo inflamação, queríamos testar se, mesmo a curto prazo, o Covid poderia levar a diagnósticos aumentados”.

O estudo analisou os registros médicos de milhões de americanos na faixa etária acima de 65 anos, com 5,8 milhões de pessoas no grupo de controle e 400.000 no grupo Covid-19. Os pesquisadores não conseguiram determinar se a infecção por Covid-19 realmente faz com que os pacientes desenvolvam a doença de Alzheimer ou se simplesmente faz com que a doença se expresse mais cedo do que seria de outra forma, mas planejam fazer mais pesquisas sobre o assunto no futuro.

“A doença de Alzheimer é uma doença séria e desafiadora, e pensamos que tínhamos mudado um pouco a maré reduzindo fatores de risco gerais, como hipertensão, doenças cardíacas, obesidade e estilo de vida sedentário”, disse Davis. “Agora, muitas pessoas nos EUA tiveram Covid e as consequências a longo prazo da Covid ainda estão surgindo. É importante continuar monitorando o impacto dessa doença em futuras incapacidades”.

Como o Alzheimer continua sendo uma doença sem cura, é fundamental pensar em medidas preventivas, principalmente se você tiver um histórico de declínio cognitivo em sua família. Considere continuar a usar máscaras perto de seus entes queridos mais velhos e, se eles já estiverem vacinados, incentive-os a tomar uma dose de reforço.

Claro, existem outras medidas preventivas que você pode tomar para diminuir seu próprio risco de Alzheimer, incluindo mudar um pouco sua dieta. Um estudo de 2021 descobriu que pessoas com 65 anos ou mais que comiam a dieta MIND – uma combinação da dieta DASH saudável para o coração e a dieta mediterrânea – apresentavam menos sintomas de declínio cognitivo, mesmo que já tivessem diagnóstico de Alzheimer.

E estudos apontam para outros pequenos hábitos que podem ajudá-lo a manter o declínio cognitivo sob controle. Até mesmo ouvir música – e especialmente música que faz você querer dançar – pode melhorar a saúde do seu cérebro. Outras escolhas diárias, como dormir bem e fazer algum exercício, também podem ajudar.

Afinal de contas uma nova pesquisa da Case Western Reserve University descobriu que pessoas com 65 anos ou mais tinham até 80% mais chances de desenvolver a doença de Alzheimer dentro de um ano se estivessem infectadas com Covid-19. Mas existem maneiras de ajudar a retardar ou prevenir esse declínio cognitivo, seja usando uma máscara em torno de seus entes queridos ou preparando refeições saborosas com muitos ingredientes saudáveis ​​​​para o cérebro.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui