19 C
Paraná
domingo, janeiro 12, 2025
spot_img
InícioGeralCinco formas de ter um natal mais feliz

Cinco formas de ter um natal mais feliz

spot_img

É fato que o natal pode ser uma época emocionalmente desafiadora e cheia de estresse. Uma pesquisa de 2023 da Associação de Psicologia revelou que 89% dos adultos se sentem pressionados nesse período. Para algumas pessoas, isso pode se relacionar a dificuldades com familiares, a saudade de entes queridos ou o peso financeiro de presentear, viajar ou preparar refeições festivas.

Em vez de apenas tentar sobreviver à pressão, especialistas sugerem práticas simples para gerenciar o estresse e até mesmo intensificar os momentos de alegria. Confira as dicas de psicólogos baseadas em pesquisas para trazer mais calma e felicidade às festas.

Faça uma caminhada ao ar livre

“Durante as festas, muitas vezes nos deixamos levar pela correria e esquecemos que nossas habilidades de enfrentamento continuam funcionando e são ainda mais importantes em períodos de grande estresse”, diz a terapeuta especializada em traumas Amelia Kelley.

Caminhar, especialmente ao ar livre, traz vários benefícios, como melhorar a saúde mental e física e promover um sono de qualidade. Além disso, ativa o sistema nervoso parassimpático — o responsável pelo “descanso e digestão” — e libera endorfinas, os chamados hormônios da felicidade. A exposição à luz natural também regula o ritmo circadiano, ajudando a prevenir transtornos afetivos sazonais (SAD), comuns durante as festas, explica Kelley.

Cozinhe ou prepare uma sobremesa especial

Embora o preparo de refeições possa ser estressante para alguns, o objetivo e a abordagem fazem toda a diferença. “Cozinhar pode se tornar estressante se a busca pela perfeição se sobrepuser ao desejo de conexão”, afirma a psicóloga Mary Ann Covey.

Para tornar a experiência melhor, convide alguém para cozinhar ou assar com você, especialmente utilizando receitas de família que criem um vínculo intergeracional. Estudos mostram que cozinhar e assar podem ser terapias eficazes, aumentando a confiança e reduzindo o estresse psicológico. Covey reforça que o foco deve ser a conexão, não a perfeição, e que delegar tarefas torna tudo mais leve e colaborativo.

Pratique a gratidão

“A gratidão é uma maneira poderosa de romper padrões de pensamento negativo e viver o momento presente”, afirma Kelley. Esse hábito fortalece a resiliência, alivia sintomas de ansiedade e depressão e reduz pensamentos agressivos.

Você pode adotar práticas como manter um diário para registrar motivos de gratidão ou reavaliar perspectivas, como enxergar tarefas domésticas como sinais de vida familiar e conforto. Até mesmo expressar um simples “obrigado” pode aumentar a conexão e melhorar o humor.

Crie uma playlist para embalar o dia

Se cozinhar não é o seu forte, escolha a trilha sonora da festa. “Montar playlists baseadas no grupo ou na ocasião pode criar o clima perfeito para o evento”, sugere Covey.

A música estimula hormônios do bem-estar, como dopamina e serotonina, além de reduzir os níveis de cortisol, promovendo nostalgia e aumentando o espírito festivo. Escolher músicas também pode iniciar conversas interessantes, como relembrar shows marcantes ou canções favoritas.

Reforce tradições ou crie novas

Tradições familiares, como assistir a filmes, decorar biscoitos, ajudar em uma cozinha comunitária ou participar de espetáculos locais, trazem conforto e fortalecem os laços familiares. “Manter ou criar tradições é uma maneira especial de passar tempo juntos e adicionar algo divertido à festa de natal”, diz Covey.

Essas tradições não precisam ser complicadas. Podem ser simples, como usar pijamas natalinos ou sair para apreciar as luzes da cidade com um chocolate quente. Conforme a família muda, as tradições podem evoluir, mas o importante é criar momentos que todos aproveitem e recordem com carinho.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui