Cinco marcas de cafés torrado produzidas no Paraná, de uma relação de 14, foram proibidas de serem comercializadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária após a constatação de impurezas ou de elementos estranhos acima dos limites permitidos.
Foram penalizadas as seguintes marcas: Café Paranaense, Café Lagobom, Café Sansão I, Café Sansão II e Café Castro, todos com a mesma justificativa: presença de matérias estranhos e impurezas acima do limite legal.
O órgão alerta aos consumidores, quem encontrar alguma dos cafés citados sendo comercializados, a pasta deve comunicada imediatamente por meio do canal oficial Fala.BR. É preciso informar o nome do estabelecimento e o endereço onde foi adquirido o produto.
“Aos consumidores que caso tenham adquiridos esses produtos, o ministério orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinados pelo Código de Defesa do Consumidor”.
No comunicado, o ministério detalhou ainda que o alerta faz parte de desdobramentos da Operação Valoriza, que contou com ações de fiscalização realizadas em todo o país entre os dias 18 e 28 de março, quando foram coletadas 168 amostras de café torrado. (Com Agência Brasil)