O filme Estômago 2: O Poderoso Chef, nova produção do cineasta curitibano Marcos Jorge, conquistou prêmios de Melhor Direção de Arte e Melhor Diretor na 17ª edição do Los Angeles Brazilian Film Festival, nos Estados Unidos. Considerado o maior evento de cinema brasileiro no exterior, o festival exibiu mais de 50 produções nacionais ao longo de quatro dias, encerrando sua programação na última quinta-feira (7).
A produção Estômago 2 concorreu em 13 categorias, incluindo Melhor Direção, Melhor Longa-Metragem, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora. O filme já havia recebido destaque no 52º Festival de Cinema de Gramado, onde conquistou cinco prêmios Kikito.
A sequência do filme Estômago, lançado em 2008, traz novamente a história de Raimundo Nonato (interpretado por João Miguel), que agora enfrenta novos desafios na prisão. Desta vez, ele se torna intermediário em um conflito entre o mafioso italiano Don Caroglio (Nicola Siri) e o líder do presídio, Etcétera (Paulo Miklos).
As filmagens ocorreram em Curitiba e Roma. Na capital paranaense, a produção contou com o suporte da Curitiba Film Commission e envolveu um elenco com mais de 15 atores locais, como Marco Zenni e Otávio Linhares, além de 300 figurantes. “Nossa experiência filmando em Curitiba foi excelente, tanto no primeiro filme quanto agora, com acesso às cozinhas locais e o apoio do departamento penal”, relatou Marcos Jorge, que destacou o valor dos técnicos curitibanos na produção.
Estômago 2 foi lançado em agosto deste ano e já foi exibido em mais de 200 salas de cinema no Brasil, além de estar disponível na plataforma de streaming Amazon Prime.
A Curitiba Film Commission, órgão municipal de apoio à produção cinematográfica, auxiliou nas gravações do filme, disponibilizando informações e oferecendo apoio técnico e logístico. A comissão atua mapeando cenários e estabelecendo condições para a realização de projetos audiovisuais na cidade.