19.5 C
Paraná
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
InícioSaúdeCítricos ajudam a prevenir o câncer

Cítricos ajudam a prevenir o câncer

spot_img

Você provavelmente já ouviu falar de várias alegações sobre o que os cítricos podem fazer — como clarear o cabelo de forma econômica, inalar suco de limão para evitar enjoos ou melhorar a saúde com uma mistura matinal de suco de limão e (sim!) azeite de oliva. Mais recentemente Jess Lynne foi creditada por criar o “truque do sono com limão”, que viralizou. A técnica envolve cortar um limão ao meio, colocá-lo em uma tigela e deixá-lo ao lado da cama da criança para que ela durma melhor à noite.

Embora não haja dúvidas de que frutas como limão, limão siciliano, laranja, toranja e outras trazem muitos benefícios à saúde, nem todas as alegações relacionadas aos cítricos são verdadeiras. Veja o que eles podem ou não fazer.

Limão pode ajudar a dormir?

Jess Lynne, uma médium espiritual, afirma que se inspirou no uso histórico do limão por várias culturas para “afastar energias negativas e promover um sono tranquilo”. Contudo, o Dr. Luis Ortiz, especialista em medicina do sono, diz que há poucas evidências clínicas de que o cheiro do limão ajuda a dormir. Embora alguns estudos preliminares sugiram benefícios da aromaterapia, ainda não há provas robustas.

O aroma dos cítricos pode, sim, ajudar a acalmar antes de dormir, mas há também estudos que mostram que óleos essenciais de cítricos aumentam o estado de alerta, o que seria contraproducente para o sono. Ortiz alerta ainda que, apesar de cheirar limões não ser prejudicial, o uso excessivo de óleos essenciais, especialmente em difusores, pode irritar os pulmões.

O cheiro de limão pode prevenir enjoos?

Possivelmente. De acordo com a nutricionista Krutika Nanavati, o ácido cítrico pode ter um efeito calmante no estômago, ajudando a desviar a atenção da sensação de náusea. Entretanto, outros elementos, como hortelã e gengibre, também podem oferecer alívio semelhante.

Cítricos podem ajudar a prevenir o câncer?

De certa forma, sim. Pesquisas mostram que o consumo de frutas cítricas está associado à redução do risco de alguns tipos de câncer, como os de boca, esôfago, pulmão e bexiga. No entanto, há um alerta: alguns estudos ligam o consumo excessivo de suco de cítricos, como o de laranja, a um aumento no risco de melanoma devido à interação entre os componentes do suco e os raios UV.

Cítricos podem ajudar na perda de peso?

Sim, é possível. Um estudo descobriu que pessoas que consumiram meia toranja ou beberam meia xícara de suco de toranja antes das refeições perderam mais peso do que aquelas que beberam água. Além disso, os participantes apresentaram um aumento no colesterol “bom” (HDL) e um aumento na vitamina C.

Cítricos podem prevenir pedras nos rins?

Sim, especialmente limão e lima. O consumo de cítricos aumenta o citrato na urina, que se liga ao excesso de cálcio, ajudando a prevenir a formação de pedras nos rins.

Cítricos podem prevenir doenças cardiovasculares?

Talvez. Estudos sugerem que o consumo regular de frutas cítricas pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e inflamações, que são fatores de risco para problemas cardíacos. No entanto, especialistas afirmam que as evidências ainda são limitadas e especulativas.

Quem deve evitar cítricos?

Pessoas com gastrite ou úlceras devem ter cautela, pois o ácido cítrico pode agravar esses problemas. O consumo excessivo também pode causar erosão dental. Além disso, pessoas que tomam certos medicamentos, como estatinas, devem evitar a toranja, pois ele pode interferir na eficácia do medicamento.

Embora cítricos ofereçam muitos benefícios, é possível exagerar. Se você estiver sentindo sintomas gastrointestinais após consumir muitos cítricos, pode ser hora de diminuir a quantidade.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui