Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças estimam que 14,5% dos adultos possuem dificuldade para adormecer. Se você se identifica, provavelmente já ouviu ou leu que reduzir o consumo de álcool e cafeína é o melhor. Mas a verdade é que, além desses dois culpados frequentemente mencionados, muitos outros fatores influenciam o quão bem ou mal dormimos.
Como pode acontecer com outras áreas de bem-estar, a comida pode funcionar possivelmente a seu favor no que diz respeito ao sono. Uma especialista em sono discute o que deve ser lembrado e compartilha seu lanche favorito para ir para a cama.
Ninguém teria problemas de sono se uma boa noite de sono todas as noites fosse tão simples quanto comer um determinado alimento antes de dormir. O Dr. Rimaso Kago, divulga a seguinte informação “não encontrei nenhum alimento milagroso que melhore o sono”. Dito isto, existem certos alimentos que, segundo pesquisas científicas, podem ajudar a dormir e outros que só pioram seus problemas.
De acordo com o Dr. Kago, os alimentos mais importantes a serem evitados se você estiver tendo problemas para dormir são alimentos com alto teor de açúcar. Ela explica que comer muitos doces antes de dormir pode atrapalhar o sono. O açúcar atrapalha o sono porque o corpo o converte em energia quando o decompõe, o que não é exatamente o que você precisa quando está tentando dormir. Em um relatório lógico publicado, uma reunião foi acompanhada de uma dieta rica em gorduras e fibras, mas com baixo teor de açúcar. O outro grupo estava livre para comer à vontade. Os especialistas descobriram que os indivíduos que consumiam mais açúcar gastavam menos energia em um descanso profundo e de ondas lentas.
Tudo bem, então o açúcar e o resto não se misturam. Que fatores o beneficiarão? Dr. Kago diz para se concentrar em proteínas e gorduras. O triptofano, um aminoácido usado para produzir o hormônio melatonina, que ajuda as pessoas a dormir, é encontrado em muitos alimentos ricos em proteínas. O triptofano pode ser encontrado em frutas, laticínios, nozes e carne. Em relação aos alimentos ricos em gordura, embora todas as gorduras tenham sido associadas ao apoio ao sono, a pesquisa mostra que os ácidos graxos ômega-3, em particular, podem fazê-lo. Essas gorduras benéficas são particularmente abundantes em nozes e peixes.
Tendo isso em mente, o que um especialista em sono como o Dr. Kago consome quando quer lanchar depois do jantar? Se eu quiser comer alguma coisa depois do jantar, tento escolher algo com proteína e gordura para ajustar o amido que estou comendo. Podia ter manteiga de amendoim com torrada ou com maçã, iogurte grego com frutos silvestres, ou pelo contrário, assumindo que realmente preciso de algo doce: amêndoas cobertas com chocolate preto”, diz ela. Procuro evitar lanches com muito açúcar porque podem causar desregulação da glicemia, o que pode me fazer acordar à noite ou dificultar o sono.
Como mostra a hora de dormir do Dr. Kago, as melhores opções para mordiscar, comer um pouco de doce à noite é bom; manteiga de amendoim, frutas vermelhas e chocolate ajudam a satisfazer esse desejo (apesar do fato de que, supondo que você saiba que é excepcionalmente sensível à cafeína, pode ser necessário evitar o chocolate opaco!).
O mais importante é incluir proteínas e gorduras também. É aí que o iogurte grego combina com as frutas vermelhas e as amêndoas em que entram as coberturas de chocolate. Um lanche bem equilibrado para dormir é a manteiga de amendoim, que é doce e rica em gordura e proteína. Colocá-lo em torradas integrais em vez de pão branco também ajudará a manter os níveis de glicose consistentes, o que o ajudará no que diz respeito ao descanso.
Dr. Kago continua nos informando mais: “Também é importante não comer demais ou exagerar antes de ir para a cama, porque isso também pode atrapalhar seu sono. Estar excessivamente cheio ou com fome pode desencadear privação de sono e acordar tarde da noite devido a refluxo ou variações de glicose “, diz. Portanto, se você estiver ansioso à noite, faça questão de dar uma mordidinha antes de ir cama.
É evidente que a coisa mais importante que você deve evitar ao comer para dormir é aumentar os níveis de açúcar no sangue, por isso não é uma boa ideia comer alimentos com alto teor de açúcar à noite. Você ainda pode comer algo doce; apenas certifique-se de que seu lanche tenha proteína e gordura suficientes para evitar que o açúcar no sangue suba. Com isso em mente, você vai comer e dormir como um especialista em sono.