14.4 C
Paraná
domingo, novembro 24, 2024
spot_img
InícioPolíticaComissão de Saúde Pública da Alep será comandada por...

Comissão de Saúde Pública da Alep será comandada por Tercilio Turini 

spot_img

O deputado estadual Tercilio Turini é novo presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná e tem como meta ampliar a interlocução com Secretaria de Saúde do Estado, instituições da área e representantes dos usuários dos serviços. “É uma das principais comissões permanentes do Legislativo, trata de temas com impacto direto na vida das pessoas”, comenta.

Entre as atribuições estão analisar o mérito de projetos de lei do Executivo e de deputados, propor sugestões para otimizar o atendimento à população, realizar de audiências públicas, fazer a tomada de contas sobre recursos públicos destinados ao setor e acompanhar políticas, programas e ações de saúde pública. “É uma comissão sempre requisitada, que exige conhecimento da área”, afirma.

Tercilio Turini é médico, foi professor de Medicina da Universidade Estadual de Londrina e diretor do Hospital Universitário por muitos anos. Como vereador por quatro mandatos em Londrina e agora com 10 anos de experiência como deputado estadual dedica atenção especial na defesa do fortalecimento da saúde. “É uma prioridade na atividade parlamentar porque sei que nos municípios, nos estados e no país o maior desafio dos governantes sempre foi garantir assistência à população”, ressalta.

Para o deputado, o Sistema Único de Saúde (SUS) representa umas das maiores conquistas sociais do Brasil nas últimas décadas e precisa ser fortalecido. “Sou médico desde antes da criação do SUS e acompanhei como as pessoas tinham muito mais dificuldades para conseguir atendimento. Com a universalização, a população passou a contar com a rede pública e ter porta aberta na assistência de saúde”, destaca.

Tercilio Turini diz que é preciso evoluir mais para dar conta da demanda reprimida em consultas especializadas, cirurgias e outros tratamentos, além da valorização dos profissionais e prestadores de serviços com a revisão da tabela de pagamento de procedimentos. “Está muito defasada, há mais de 15 anos não é reajustada. Muitos médicos já não se interessam em atender pelo SUS”, atesta.

Como presidente da Comissão de Saúde Pública, Turini vai enfatizar a necessidade de fortalecer o SUS e dar suporte aos deputados federais e senadores nas discussões sobre o aumento dos investimentos da União na saúde. Os demais deputados estaduais titulares são: Márcia Huçulak (vice-presidente), Delegado Jacovós, Arilson Chiorato, Luís Corti, Mabel Canto e Marcio Pacheco.

No dia 7 de março a Comissão de Saúde realiza a audiência de prestação de contas da Secretaria de Saúde do Estado relativa ao último quadrimestre de 2022.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui